Empresa acionista da Viacabo vê importância de aquisições para competir em mercado de massa como o de TV Paga

 Richard Alden, acionista da Blue Interactive que adquiriu a empresa de TV paga Viacabo, aposta na consolidação do mercado brasileiro neste momento de expansão. “Vejo isso [a consolidação] no Brasil porque este é um mercado de massa, há necessidade constante de consolidação”, afirmou durante o congresso da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

 A BI está em fase de prospecção para possíveis aquisições em mercados estratégicos, enquanto uma série de provedores regionais de internet (ISPs) apostam em redes de fibra e na melhoria de infraestrutura. “A Furokama já nos apontou [pequenos provedores], como os maiores compradores de fibra do Brasil”, afirma Fabiano andré Vergani, conselheiro da Associação dos Provedores de Serviços de Informação da Internet. A ISP de Vergani, por exemplo, está investindo em fibra e se preparando para a chegada de novos competidores no segmento.

 Para o diretor geral da Claro TV, Antônio João Filho, o movimento de consolidação está colocado. “Acredito que sim [há tendência de consolidação], pela dinâmica da economia”, disse. No entanto, Filho avalia que a dinâmica entre pequenos e grandes provedores de TV por assinatura e internet não é necessariamente de polarização. Como exemplo, citou a parceria com 2 mil empresas de pequeno porte no Brasil que fazem a venda, instalação e assistência técnica da Claro TV. “Precisamos de um modelo de negócio fragmentado, mas organizado”, afirmou. Para isso, explica, é necessário criar um modelo de remuneração para que os parceiros ganhem mais com número menor de assistência técnica.

 Enquanto o movimento de aquisições, de fato, não deslancha, o caminho são as parcerias. A Algar Telecom, por exemplo, lançou na terça-feira o ISP TV, para distribuir sua TV por assinatura, por exemplo. Mas, as parcerias vão além, informa Marcus Gava, diretor-adjunto de vídeo da Algar Telecom. “Hoje 198 provedores de internet utilizam minha fibra para entregar banda larga”.por Marina Pita
Fonte: Telesintese 02/08/2012