Os principais índices acionários europeus operam em queda firme nesta terça-feira, em meio a aversão ao risco que tomou conta dos mercados da região após comentários de integrantes do Banco Central Europeu (BCE) afastando a possibilidade de cortes nos juros em breve.

Por volta das 8h30 o índice Stoxx 600 tinha queda de 0,59%, a 471,39 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, recuava 0,68%, a Bolsa de Paris registrava queda de 0,58% e o FTSE, de Londres, caía 0,47%.

O IG escreve, em nota, que os investidores estão ficando “mais uma vez avessos ao risco”, à medida que “os comentários agressivos dos dirigentes políticos europeus aumentam os receios de um ressurgimento da volatilidade”.

Bolsas caem na Europa após BCE afastar chances de cortes de juros em breve
Freepik

Em entrevista à Bloomberg ontem, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente do Bundesbank, o banco central da Alemanha, e membro do conselho do BCE, Joachim Nagel, disse que “qualquer discussão sobre cortes nas taxas de juros do BCE é prematura”.

Na agenda de dados, mais cedo, foi divulgado que os preços ao consumidor (CPI) da Alemanha subiram 3,7% na base anual ….. leia mais em Valor Investe 16/02/3034