SÃO PAULO – A espanhola EA TNT Express, a segunda maior empresa de entregas rápidas da Europa, divulgou hoje que teve queda de 84,6% em seus ganhos no segundo trimestre devido aos negócios na Ásia e no Brasil, conforme agências internacionais.

A receita líquida caiu para 4 milhões de euros (US$ 5,8 milhões) ante os 26 milhões de euros registrados um ano antes, relatou a empresa holandesa. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (sigla Ebdita, em inglês) diminuiu 8,1% para 79 milhões de euros.

“A demanda da Ásia para a Europa foi volátil”, justificou a presidente da companhia, Marie-Christine Lombard, em um comunicado. A empresa, que resultou da recente separação de ativos da TNT NV, vem lidando com perdas no Brasil, onde foi penalizada pelo aumento dos custos com combustível. Por isso está investindo 120 milhões de euros para reestruturar suas operações no país. A expectativa é reverter a situação até o segundo semestre de 2012.

Em maio, os acionistas da TNT NV aprovaram o “spin off” da divisão de entregas rápidas da empresa, que compete com rivais bem maiores, como a DHL.
Fonte:Valor01/08/2011