O Conselho de Administração da Brasil Ecodiesel aprovou a incorporação da empresa Vanguarda Participações por R$ 1,1 bilhão em ações, num negócio que cria uma das maiores empresas do agronegócio do Brasil.

A incorporação foi aprovada mediante a emissão de 1,235 bilhão de ações ordinárias nominativas e sem valor nominal da Brasil Ecodiesel, pelo valor unitário de R$ 0,89 por ação, de acordo com comunicado divulgado ao mercado nesta terça-feira. A aprovação agora segue para ser avaliada em Assembleia Geral Extraordinária. A operação deve criar uma das maiores companhias do setor agrícola do Brasil, com ativos em terras agricultáveis e no processamento de oleaginosas.

Com dez unidades de produção no Estado do Mato Grosso e uma na Bahia – aproximadamente 226 mil hectares de plantio na safra 2009/10 -, a Vanguarda cultiva principalmente soja, milho e algodão, além de realizar atividades de suinocultura e bovinocultura. Sua atuação também se estende ao ramo industrial, com beneficiamento de algodão e esmagamento de caroço de algodão para a fabricação de ração animal e óleo, segundo informação no site da companhia.

A Vanguarda é controlada pelo Grupo Veremonte, do empreendedor espanhol Enrique Bañuelos, e pelo agricultor Otaviano Pivetta, um dos pioneiros no cultivo de largas extensões de terra no Centro-Oeste brasileiro. A incorporação da Vanguarda pela Brasil Ecodiesel ocorre após a produtora de biodiesel adquirir, em dezembro de 2010, a Maeda Agroindustrial, também grande produtora agrícola, com uma área plantada em 2010/11 de 86 mil hectares.

As ações da Brasil Ecodiesel operavam em alta de quase 6% nesta terça-feira, enquanto o Ibovespa subia quase 4%.

Fonte:terra09/08/2011