A compra de ações da Husqvarna pela Bosch foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Embora a operação ocorra em nível mundial, o faturamento das empresas no Brasil gerou a obrigação legal de análise o negócio pela autarquia federal.

O negócio consiste na compra, pela Robert Bosch GmbH, por meio de sua subsidiária integral, Robert Bosch Investment Nederland BV (sediada na Holanda), de participação minoritária (aproximadamente 7,19%) da Husqvarna AB, propriedade do J.P. Morgan SE.

Após a conclusão do negócio, a Bosch tornar-se-á proprietária de 12% das ações da Husqvarna (com direito a voto inferior a 5%). Graficamente, a questão ficará assim:

Cade aprova compra de ações da Husqvarna pela Bosch

A Bosch pertence ao Grupo Bosch, sediado na Alemanha. Sua atuação é dividida em quatro setores: (a) soluções de mobilidade; (b) tecnologia industrial; (c) bens de consumo; (d) energia e tecnologia de construção.

Algumas das pessoas jurídicas que pertencem ao Grupo Bosch no Brasil: (a) Bosch BASF Smart Farming Ltda.; (b) Bosch Management Support Ltda.; (c) Bosch Rexroth Ltda.; (d) Bosch Soluções Integradas Brasil Ltda.; (e) Bosch Telecom Ltda.; (f) HydraForce Hydraulics Ltda.; (g) Metapar Usinagem Ltda.; (h) Robert Bosch Centro de Comunicação Ltda.; (i) Robert Bosch Direção Automotiva Ltda.; (j) Robert Bosch Ltda.; (l) Sia Abrasivos Industriais Ltda.

A Husqvarna é uma pessoa jurídica sueca, com sede em Jönköping, no sul daquele país. Suas atividades iniciaram em 1689. Ela produzia mosquetes (abaixo). Atualmente, no Brasil, destaca-se por produtos para uso em florestas, parques e jardins. Atua aqui como fabricante e importadora de produtos sob as marcas Husqvarna, Gardena e Diamant Boart.

O que é um mosquete?

Mosquete é uma arma longa que surgiu no início do século XVI. Inicialmente como uma variante mais pesada do arcabuz, capaz de penetrar na armadura de placas. O mosquete é uma arma de fogo de infantaria. Foi usada do século XVI ao século XIX. Caracteriza-se por ser carregado pela boca do cano… leia mais em Revista Cultivar 12/06/2023