A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a venda, pela gestora Appian, da Atlantic Nickel e da Mineração Vale Verde para a Spac ACG Acquisition Company, listada na bolsa de Londres. As subsidiárias são donas das minas de níquel e cobre Serrote e Santa Rita.

O capital da compradora, a Spac ACG, é composto pela mineradora Glencore e pela Stellantis (grupo que inclui, entre outras, as montadoras Fiat Chrysler e a Peugeot) e o fundo de investimento em mineração La Mancha Resource Capital, que terão 51% da companhia. A aquisição em dinheiro e livre de dívidas avaliou os ativos em US$ 1 bilhão.

A operação consiste na aquisição de fundos da Appian, que contemplam 100% das ações da ATN, empresa que opera a mina Santa Rita e 100% das ações da MVV, empresa que opera a mina Serrote, pela ACG. Por meio da operação, a Glencore, a Stellantis e a La Mancha Investments deterão participação indireta nas empresas que operam as minas Santa Rita e Serrote.

Se nenhum terceiro ou conselheiro questionar o parecer da Superintendência Geral do Cade nos próximos 15 dias a operação será considerada definitivamente aprovada.

Superintendência Geral do Cade aprova venda de minas de níquel e cobre para Stellantis e Glencore

Considerando que as estimativas de market share conjunto em todos os mercados horizontalmente sobrepostos (de um mesmo produto) e verticalmente integrados (de segmentos diferentes) situam-se abaixo de 20% e 30%, a Superintendência concluiu que a operação não tem a possibilidade de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial…. leia mais em Valor Econômico 05/07/2023