A Capri Holdings anunciou que assinou um acordo para adquirir o fabricante italiano de calçado Sicla. Tal como os gigantes franceses do luxo, o grupo americano de moda, que detém, entre outras, a Michael Kors e Versace, reforça a sua cadeia de produção adquirindo um dos seus fornecedores. A Sicla produz algumas das coleções de calçado da Jimmy Choo, outra das marcas da empresa americana.

A empresa foi fundada em 1979 por Enzo Donnini, que a dirige com a sua família. A família continuará a gerir a empresa, informou o grupo nova-iorquino numa nota, sem revelar o montante da transação nem dar quaisquer outros pormenores. Explica simplesmente que “sob a propriedade da Capri Holdings Limited, a Sicla pretende manter a excelência dos serviços prestados pela equipa de talentosos artesãos e dos produtos fabricados”.

A fabricante de calçado, que emprega cerca de 250 pessoas, está sediada em Montevarchi, perto de Arezzo, na Toscana, onde se encontram outras oficinas que produzem sapatos topo de gama, como os da Prada e Valentino. A região de Valdarno, o vale por onde corre o rio Arno entre Arezzo e Florença, é conhecida como uma importante zona industrial dedicada ao calçado.

Esta não é a primeira operação deste tipo realizada pela Capri Holdings em Itália. Em 2019, a empresa americana comprou outro fabricante de calçado, Alberto Gozzi, com sede em Pistoia, na Toscana, que fornece as três marcas do grupo. Entretanto, a marca de calçado de luxo Jimmy Choo anunciou no início deste ano que irá mudar-se para uma nova e maior sede em Scandicci, perto de Florença, uma região conhecida pela sua especialização na produção de couro e artigos de couro, até ao final de 2024… leia mais em Fashion Network 25/03/2024