Controlada pela inglesa Bupa, a operadora Care Plus fechou a aquisição de 100% da Inpao, empresa de plano odontológico que, até a pandemia, planejava abrir o capital. Com a transação, sua carteira de plano dental salta de 85 mil para 270 mil usuários. Essa é apenas a segunda transação feita pela Care Plus desde 2016, quando foi vendida à gigante britânica. Em 2020, a operadora brasileira comprou a empresa de medicina ocupacional Qualywork.

“Nos últimos anos, as negociações na área da saúde, em todo o mundo, estavam em valores muito acima do adequado. Fizemos transações pontuais e agora estamos voltando. Temos um caixa livre de 1 bilhão de libras, o equivalente a R$ 6 bilhões”, disse Manny Roman, diretor financeiro da Care Plus, que não revelou o valor da transação com a Inpao.

Questionado sobre o montante destinado a aquisições no Brasil, Roman informou que a cifra é superior a R$ 500 milhões para o período de 2023 e 2024, e que ainda neste ano devem ser fechadas mais uma ou duas transações.

Care Plus compra operadora dental Inpao
Freepik

Segundo o executivo, o Brasil e o México são, atualmente, os mercados prioritários para a Bupa, que está presente em 190 países. “Em outras regiões, já somos a número 1, 2 ou 3. Não há mais espaço para expansão nesses países. Já no Brasil e México, que ainda temos pouca presença, é onde enxergamos potencial de crescimento”, disse.

A Care Plus – que possui 112,6 mil usuários de convênio médico, 85 mil de plano dental e cerca de 100 mil em saúde ocupacional – é uma das lideres no mercado premium, mas ainda é uma operadora pequena. Em 2016, quando a Care Plus foi comprada, havia uma expectativa de que a Bupa promovesse um forte processo de consolidação, o que não ocorreu.

Roman admite que a Care Plus está longe da posição de liderança que ocupa em outros países e para ampliar a presença no Brasil pretende atender públicos menos abastados. A aquisição da Inpao vai nesse sentido, uma vez que a operadora dental trabalha também com a classe C. “No resto do mundo, a Bupa atua com todas as classes sociais, também temos experiência com as classes D e E” disse.Inpao

Em maio, havia no país 31 milhões de usuários de planos dentais. “Apenas 15% da população brasileira tem plano odontológico, ou seja, há um enorme potencial de crescimento. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 80%”, disse … leia mais em Valor Econômico 06/07/2023