A Cepsa chegou a acordo para adquirir a rede de postos Ballenoil, líder de mercado nos postos de abastecimento ditos ‘low cost’. ‘low cost’ , que conta hoje com mais de 220 estabelecimentos em Espanha e pretende chegar aos 500 em 2027, informou a empresa. , que não especificou o valor da operação.

Com esta aquisição, sujeita à aprovação das autoridades competentes, a empresa de energia controlada pela Mubadala e Carlyle expande o seu negócio de postos de abastecimento, ultrapassando assim os 2.000 postos de abastecimento no mercado ibérico – cerca de 1.500 deles em Espanha – e consolida-se como a segunda operadora no mercado nacional, atrás apenas da Repsol, que conta com mais de 3.300 pontos de venda.

Nos últimos anos, a Cepsa tem vindo a aumentar a sua rede de postos de abastecimento com pequenas aquisições, como as da empresa IS-XXI ou as dos grupos Villanueva, Mateo e Paz -consolidando a sua presença em áreas específicas-, mas nunca numa só operação. como aquele do tamanho de Ballenoil. Da mesma forma, há dois anos estudou a entrada de um parceiro financeiro com participação minoritária no seu negócio de estações de serviço, mas acabou por descartá-la.

Cepsa compra rede de postos de gasolina Ballenoil

A Cepsa indicou que manterá a marca Ballenoil, bem como o seu modelo de negócio e estrutura atual , para consolidar a sua posição no segmento ‘low cost’ e oferecer ao mercado uma gama de combustíveis com preços acessíveis que facilitam a mobilidade num contexto de alta volatilidade no preço da energia, inflação mais elevada e forte crescimento na procura do modelo de “baixo custo”.

Além disso, de acordo com o acordo, a rede de estações Ballenoil desenvolverá um plano de crescimento para atingir 500 estações em 2027. Da mesma forma, a empresa liderada por Maarten Wetselaar pretende fazer da Ballenoil a referência em termos de sustentabilidade no segmento de baixo custo’, para o qual reforçará progressivamente a oferta de pontos de carregamento eléctrico e incorporará a venda de biocombustíveis.

Postos de gasolina de baixo custo

O diretor de Mobilidade & Novo Comércio da Cepsa, Pierre-Yves Sachet, destacou que o objetivo do grupo após a aquisição é “consolidar a Ballenoil como uma marca de destaque do modelo ‘low cost’ e posicioná-la como uma referência em termos de sustentabilidade em esse segmento”.

“Continuaremos, em paralelo, a transformar a nossa rede de postos premium, onde os clientes encontrarão diferentes soluções energéticas cada vez mais descarbonizadas.” e serviços complementares de restauração e ultraconveniência. Com esta operação, a Cepsa chegará a 2.000 postos de abastecimento no mercado ibérico, onde poderemos servir diferentes perfis de clientes”, acrescentou…. leia mais em MSN 13/11/2023