Cerveja feita na hora, direto na torneira, com receita francesa. É isso que o consumidor encontra na cervejaria 3Brasseurs — apelidada por aqui de 3B para driblar a pronúncia. A marca, que até agora tinha duas unidades na capital paulista, com operação própria, está prestes a expandir pelo país e pela região latina pelas mãos do pernambucano Branding Hub & Franchising (BHF), antigo grupo Bonaparte. Especializada em franquias, a holding adquiriu as casas presentes no Brasil por R$ 8 milhões e garantiu exclusividade na região.

A BHF já operava as duas casas em São Paulo, como contratada do grupo francês AFM, dono da 3B. “Existe um mercado muito grande se abrindo para cerveja de qualidade”, diz Leonardo Lamartine, fundador do grupo BHF. “Essa marca chegou ao Brasil para oferecer uma experiência de bar que não existe mais no país. São só cervejarias de alto nível que usam uma cepa própria. Vamos produzir com base em uma levedura importada da França, a mesma de quando a marca foi fundada, há mais de 100 anos.”

No Brasil, marcas como a catarinense Eisenbahn, de Blumenau, e a gaúcha Dado Bier — fundada por Eduardo Bier, sobrinho de Jorge Gerdau Johannpeter — chegaram a oferecer uma experiência parecida. Durante a pandemia, no entanto, a Dado fechou a icônica casa de Porto Alegre e abriu mão de outros endereços, em São Paulo. Já a Eisenbahn é parte do portfólio da Brasil Kirin comprado pela Heineken, gigante holandesa que deixou de produzir diversas variedades tradicionais da marca, como a strong golden ale e a weizenbock.

Cerveja francesa com sotaque nordestino: BHF negocia 3Brasseurs

No Itaim e em Pinheiros, a 3Brasseurs trabalha o conceito de gastrobar, com infraestrutura de microcervejaria para levar a cerveja da fermentação direto para o cliente, sem passar por barril ou engarrafamento.

Pode ser um negócio complexo para um novo operador, mas a BHF já vinha operando no país com uma estratégia de white label para microcervejarias — justamente o que atraiu a parceria. O grupo pernambucano trabalha com o serviço de micro brew franchising (MBF): receitas personalizadas para clientes corporativos que desejassem criar sua própria cerveja desde restaurantes a empresas que quisessem criar uma bebida comemorativa.

A experiência atraiu a atenção dos franceses, que há cerca de 10 anos desembarcaram com a 3B aqui, mas nunca conseguiram crescer em número de unidades. “Nossa conversa começou por conta disso, eles enxergaram na gente um tripé perfeito: uma empresa que sabe fazer cerveja, sabe administrar restaurante e tem um grande conhecimento do tributário para o setor, algo com que eles ainda têm muita dificuldade dada a complexidade do nosso sistema”, conta Lamartine.

A marca 3Brasseurs pertence à gigante francesa Association familiale Mulliez (AFM), que é a segunda maior proprietária de imóveis da Europa. O grupo controla a rede de materiais de construção Leroy Merlin e também a varejista esportiva Decathlon. A cervejaria representa apenas 2% do faturamento da holding mesmo estando presente, além do Brasil e do país de origem, no Canadá e na Polinésia….. leia mais em Pipeline 24/10/2023