Christian Dior adquire especialista italiano em tratamento de couro Art Lab
A corrida à compra do savoir-faire Made in Italy continua. Desta vez, é a Christian Dior que tem em vista uma oficina de renome em Santa Croce sull’Arno, a zona toscana dedicada a curtumes localizada entre Pisa e Florença. A maison principal do grupo de luxo LVMH adquiriu o Art Lab, uma empresa especializada na impressão digital e de acabamento manual de couro, revela o diário milanês Il Sole 24 Ore, sem especificar a dimensão da exploração ou o montante da transação. Quando contactadas, as duas empresas não quiseram comentar, mas não o negaram.
A empresa italiana nasceu de uma intuição de Marcello Tatoni no final dos anos 90, que teve a ideia, pioneira na altura, de aplicar a impressão digital directamente no couro, ao mesmo tempo que multiplicava as experiências tecnológicas nos tratamentos de pele. Em 2013, a empresa foi refundada como um verdadeiro laboratório artístico através da nova empresa Art Lab, gerida pelos dois filhos da fundadora Ilaria Sassetti e Dario Tatoni e pela engenheira Andrea Balleri.
Atualmente, trabalha com as maisons de moda mais importantes e emprega cerca de 70 pessoas, com um volume de negócios de cerca de 5 milhões de euros. O seu valor acrescentado é que oferece aos seus clientes o ciclo completo de acabamento graças a ferramentas de última geração.
Esta operação permite à Christian Dior reforçar as suas capacidades de produção, particularmente na Itália, onde são fabricados produtos de luxo de alto valor agregado. A marca parisiense, cujas vendas continuaram a crescer nos últimos anos, planeou também a construção de uma nova fábrica de calçado masculino em Fossò, na região do Veneto, em frente ao seu site dedicado ao calçado feminino. Tem também dois sites de artigos de couro em Nápoles, outro em Florença e uma fábrica de bolsas em Lugagnano Val D’Arda, situada entre Parma e Piacenza. Além disso, foi inaugurada em fevereiro uma oficina de fabrico de bolsas em Casarano, em Salento, no interior da Puglia, em parceria com o produtor local Antonio Filograna-Sergio.
No que diz respeito ao grupo, a divisão LVMH Métiers d’Art também investiu recentemente na Península Itálica no setor de couro, com a aquisição da empresa exótica Ally Projects, também localizada em Santa Croce sull’Arno, e de uma participação no fabricante de couro de alta gama Roban’s, localizado na Toscana.. leia mais em Fashion Network 28/11/2022