Dona da Casas Bahia vai destinar R$ 200 milhões a aportes

A varejista Via – novo nome da Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio – vai investir R$ 200 milhões de seu capital próprio, nos próximos cinco anos, para acelerar startups. Os aportes serão gerenciados em conjunto com a plataforma de inovação aberta Distrito (parceria da Via desde novembro), com foco nas áreas de finanças, varejo, logística e marketing. Segundo a varejista, os recursos serão aplicados em aceleração, parcerias e em fusões e aquisições de startups selecionadas.

O interesse da Via em empresas de base tecnológica reflete o desejo de abrir novas frentes de negócio. O recado foi dado no domingo, quando a companhia abreviou seu nome para Via, sem o ‘Varejo’. “Vamos ser a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro e isso é uma baita virada de chave no nosso modelo tradicional”, disse Roberto Fulcherberguer, CEO da Via, em evento on-line para analistas.VIA

Junto com a mudança de nome, a empresa anunciou a aquisição da fintech Celer, de pagamentos e serviços bancários, passando a atuar no mercado corporativo.

Com a Celer, a Via pretende captar novos parceiros de vendas para seu marketplace (shopping virtual) além de oferecer serviços aos atuais 26 mil vendedores – ante 5,5 mil no primeiro trimestre de 2020. “A Celer potencializa nossa relação com micro e pequenos empreendedores no país”, diz o CEO.

Atualmente, a Celer está integrada a 200 fintechs, que oferecem produtos de adquirência e conta digital a mais de 24 mil estabelecimentos comerciais.

A inserção do crediário em maquininhas distribuídas pela Celer é um dos produtos no roteiro da Via, assim como a integração de seus serviços ao produto de conta pessoa jurídica lançado recentemente pela Banqi, fintech de banco digital adquirida em maio pelo grupo.

O marketplace é altamente estratégico, segundo o CEO, para aumentar a recorrência das vendas e o volume bruto transacionado on-line (GMVC, na sigla em inglês).

Aumentando o volume de vendedores terceirizados, a Via amplia o sortimento dos chamados “produtos leves”, como eletroeletrônicos, acessórios e eletroportáteis, que já são vendidos em seus canais diretos…… – Valor Econômico .. leia mais em clippingdotblog.27/04/2021