O mercado de investimentos em startups passa a contar agora com um novo venture de capital, fruto da fusão entre a Smart Value Investiment (SVI) e Bowl Ventures. Com portfólios que ultrapassam R$ 800 milhões, os dois grupos têm sede no Paraná, onde estão três das melhores cidades do Brasil e do mundo para o desenvolvimento de startups (Curitiba, Londrina e Maringá), segundo o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023, divulgado em maio último.

A fusão foi concretizada depois de quase três meses de criteriosa tramitação, dando início ao surgimento de uma nova marca, denominada SmartBowl Ventures S/A. Consolidadas no Sul do Brasil, com a união a meta é tornar o grupo referência nacional. Com mais de uma dezena de startups investidas, agora o grupo busca empreendedores em todo o Brasil para investimento.SVI e Bowl Ventures anunciam fusão

Conforme explica o diretor de investimentos da SmartBowl Ventures, Chrystian Scanferla, a fusão proporciona sinergia e amplia o leque de oportunidades para novos investimentos e também para as startups já investidas. Enquanto a SVI é caracterizada pela capacidade de articulação no mercado, a Bowl é reconhecida pelo acompanhamento minucioso que faz do desempenho das startups do portifólio.

“Na SVI, somos 11 sócios, de diferentes áreas. A pluralidade de atuação é nossa marca, dispomos de um network muito grande. Já a Bowl é formada por três casas de investimento. Eles ‘respiram’ venture capital. Têm uma dedicação forte aos investimentos, técnica e operacionalmente. É uma relação de ganha-ganha”, define Chrystian Scanferla.

A SVI foi fundada em 2016, em Londrina. É o primeiro veículo de investimentos em startups formalizado como S/A no Paraná. Neste ano, intensificou o movimento de diversificação de sua tese de investimentos – isto é, atividades econômicas objeto de seus aportes. Assim, têm procurado impulsionar startups dos mais variados setores, como agronegócio, varejo, educação, logística, contabilidade, recursos humanos, marketing, propriedade intelectual, entre outros.

Também com sede em Londrina, a Bowl foi fundada em 2021. Tem foco em startups “early-stage”, ou seja, em estágio inicial. Igualmente, é diversificada quanto ao ramo de atividades econômicas em que busca atuar. Tem como sócios DIJ Participações Societárias, Dall Orto & Heiderich Capital e FVC Participações.

“Procuramos empresas disruptivas que atuam no mercado com tecnologia e inovação. A união com a SVI vem para impulsionar nossa jornada. É uma fusão em que expertises se complementam”, descrevem os sócios.

O Startup Ecosystem Index Report 2023 aponta Curitiba, Londrina e Maringá como algumas das cidades mais promissoras para startups, colocando o Paraná em destaque como polo de inovação mundial. Para os sócios tantos da SVI como da Bowl, esse contexto é fundamental para que os dois veículos almejem voos ainda maiores.

Com informações da Engenharia de Comunicação 12/09/2023