A Grécia, um dos países mais visitados do mundo, está aproveitando a retomada do turismo no pós-pandemia para desengavetar um plano antigo. O governo, que tem uma participação de 55% no aeroporto internacional de Atenas, está preparando um IPO para vender uma fatia de 30% do terminal na bolsa da capital grega em fevereiro, como parte de um acordo com os demais acionistas.

Segundo informações do Financial Times, o governo estima uma captação de cerca de 800 milhões de euros. A participação a ser vendida é a que pertence a um fundo grego voltado para privatizações. O governo continuaria com os outros 25% por meio de um outro órgão que detém participações em uma série de ativos públicos gregos.

Os demais acionistas do aeroporto são a empresa alemã AviAlliance, que tem uma fatia de 40%, e a família Copelouzos, com 5%. No acordo com o governo para a oferta, a AviAlliance terá direito a comprar 10% do ativo, enquanto a família poderá adquirir 1% a mais, segundo comunicado. Após o IPO, o free float ficaria em torno de 19%.

Com turismo de volta Grécia prepara aeroporto para IPO

Se confirmado, o IPO representará mais um sinal da retomada do turismo na Grécia. No ano passado, o aeroporto de Atenas registrou o número recorde de 28 milhões de passageiros, alta de 24% em relação ao ano anterior.

O movimento também se dá em meio a uma agenda de privatizações do governo grego e em um contexto de recuperação econômica do país. Depois de 13 anos, a Grécia voltou em setembro do ano passado a receber o grau de investimento por uma agência de classificação de crédito, a canadense DBRS Morningstar, após uma greve crise de dívida.

Um primeiro esforço para IPO do aeroporto foi feito entre 2018 e 2020, mas a crise causada pela Covid-19 interrompeu o plano… leia mais em Pipeline 15/01/2024