Kaszek Ventures foi criado por cofundadores do Mercado Livre. Para o sócio Santiago Foretti, o Brasil pode ter diversos “Melis” nos próximos anos

Os criadores do gigante de comércio eletrônico Mercado Livre conquistaram mais um feito no mundo da inovação — agora, do outro lado do balcão. Seu fundo de capital de risco, o Kaszek Ventures, arrecadou US$ 1 bilhão para investir em startups pela América Latina.

Foi a maior rodada de captação já vista para um venture capital de estágio inicial na América Latina — fundos como o SoftBank Latin America Fund estão de olho em empreendimentos mais maduros. Ao todo, o Kaszek Ventures já captou mais de US$ 2 bilhões com investidores.

“Faz 22 anos desde que meus sócios foram parte da equipe que começou o Mercado Livre — e desde aquela época acreditamos que a tecnologia trará diversas oportunidades de resolver problemas estruturais da América Latina. Estamos olhando sempre para horizontes de longo prazo, e vemos o impacto da tecnologia tendendo a ser cada vez maior”, afirmou Santiago Fossatti, sócio do Kaszek Ventures, em entrevista ao Do Zero Ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney. Os fundos serão divididos entre apoiar 25 a 30 novas startups e participar de rodadas posteriores do portfólio atual do Kaszek.

foto dollar

O Brasil, especificamente, é bastante visado pelo fundo. “É o mercado mais desenvolvido da América Latina quando falamos de startups. Várias das grandes empresas do nosso portfólio estão aqui”, diz Fossatti.

Aposta na tecnologia da América Latina

O Kaszek Ventures foi criado em 2011, após Hernan Kazah e Nicolas Szekasy saírem do Mercado Livre. Os antigos COO e CFO da gigante de comércio eletrônico uniram seus sobrenomes para criar o fundo. O objetivo é usar a experiência pioneira na internet para fomentar mais startups pela América Latina. Completam a equipe Nicolas Berman, Santiago Fossatti, Andy Young e Mariana Donangelo… Leia mais em infomoney 06/06/2021