Um processo não bem conduzido pode resultar em diversos fatores negativos para o negócio, entre eles um valor de venda abaixo do real e do esperado pelo proprietário, ou não conseguir levar a negociação adiante com um bom comprador

Erros comuns podem atrapalhar vendas de empresas – (Foto: Reprodução)

Boa parte dos negócios que são colocados à venda acabam não sendo bem sucedidos. Geralmente isso ocorre porque a venda de empresas é um processo que exige preparação e, principalmente, auxílio profissional para evitar problemas durante a negociação.

Um processo não bem conduzido pode resultar em diversos fatores negativos para o negócio, entre eles um valor de venda abaixo do real e do esperado pelo proprietário, ou não conseguir levar a negociação adiante com um bom comprador. Por isso, daremos dicas sobre como evitar os principais erros na hora de colocar sua empresa à venda.

Motivação para a venda

O primeiro passo para qualquer empresário avaliar se é mesmo o momento de vender sua empresa é definir qual a motivação para essa venda. Ela pode ser por:

1 – Necessidade de recursos:

quando a empresa está passando por alguma dificuldade financeira ou planejando expandir para o mercado, e para isso precisa de uma injeção de capital.

2 – Investimento em outros negócios:

se o empresário possui uma diversidade de produtos ou marcas e quer focar em algumas em vez de outras, uma boa opção pode ser vender os que já não estão trazendo o retorno esperado.

3 – Aposentadoria:

pode ser que tenha chegado o momento para o empresário desfrutar de tudo o que já conquistou a partir de seu negócio. Passar ele adiante é uma alternativa para quem deseja se aposentar.

4 – Falta de sucessão:

se houver dificuldade em encontrar um sucessor para tocar a empresa, é possível vender a sociedade.

5 – Visões divergentes entre sócios:

pode ser que o empresário se depare com uma visão diferente de seus sócios, sendo assim a melhor opção vender o negócio antes que essas divergências afetem o bom desempenho da empresa.

Ao encontrar a principal motivação para a venda da empresa, o empreendedor precisa se organizar para não cair em armadilhas que são comuns durante esse processo. Abaixo listamos alguns pontos de atenção que devem ser observados para que os principais erros sejam evitados:

Organize a parte financeira do negócio

A primeira coisa que o comprador vai querer saber é sobre o desempenho do negócio, incluindo a margem de lucro dos últimos anos. Por isso, ter um bom controle financeiro de sua empresa é primordial para colocá-la disponível no mercado. Tenha certeza de que você possui essas informações em mãos e, caso não tenha, comece a organizar esses dados junto a um escritório de contabilidade.

Além da parte financeira, é preciso que os documentos referentes à empresa também estejam bem organizados. Isso significa que toda a papelada que envolve contratos, aluguéis e acordos devem ser revisados, incluindo as demonstrações financeiras e fiscais do negócio, que devem passar pela revisão de um contador, conforme explicamos no item anterior.

Calcular o valor da empresa é um passo importante e que pode evitar que ela seja vendida abaixo do preço ideal. O processo de valuation tem como objetivo precificar o valor do negócio em uma determinada faixa de preço, utilizando premissas como cenários de crescimento, estimativa de custos, entre outros.

Ter um planejamento estratégico também é essencial para que o processo de venda seja bem sucedido. Para isso, é preciso decidir a melhor maneira de apresentar a empresa ao mercado, deixando claro o que está sendo oferecido. Esse planejamento passa também por avaliar o perfil dos investidores que são os potenciais compradores do seu negócio, podendo ser desde um fundo de investimentos até uma empresa estrangeira.

O processo de venda passa por todos os pontos citados acima, e inclui ainda a apresentação dessas documentações aos investidores, o contato com os potenciais compradores interessados na sua empresa a partir de road shows, a negociação de ofertas não vinculantes e o processo de due diligence, até a formalização do contrato. Tudo isso faz parte do processo de negociação, que muitas vezes pode ser longo, mas que se não for bem realizado pode reduzir significativamente o valor da empresa.

Por isso, o empresário que decidir vender a sua empresa deve contar com assessoramento profissional, pois esse é um processo que requer planejamento e dedicação para deixar o negócio bem organizado. Leia mais em acritica. 18/07/2021