Agora, mais do que em qualquer momento da história americana, a economia está em constante mudança. A pandemia COVID19 causou uma reviravolta sem precedentes nas economias em todo o mundo. Algumas indústrias se recuperarão, outras desaparecerão para nunca mais voltar, e outras ainda se alterarão para sobreviver ao cenário de mudanças da economia.

Ao longo de todos os altos e baixos, é fácil esquecer que os seres humanos estão lutando para manter suas emoções sob controle e seu foco no trabalho à medida que a economia se resolve. Para aqueles gestores que tentam manter os funcionários calmos e acomodados durante tempos tumultuados, a Venture North, consultoria americana especializada em estratégia, fusões, aquisições, recomenda dicas motivacionais disponíveis para ajudar.

Lidando com a transição

Para que muitas empresas sobrevivam, fusões e aquisições muitas vezes se tornam necessárias. Esses movimentos de negócios podem ter um tremendo impacto nos funcionários e mantê-los motivados e focados durante esses períodos de transição pode ser difícil.

É fácil entender por que os funcionários se sentem assim. Embora seu trabalho bem-sucedido tenha tornado a empresa atraente durante o processo de fusão ou aquisição, uma nova estrutura corporativa pode deixar esses mesmos funcionários se sentindo vulneráveis e inseguros quanto ao seu futuro.

O primeiro desafio que muitos gestores enfrentarão é fazer com que os funcionários sintam que ainda são importantes. As aquisições geralmente envolvem um negócio menor sendo engolido por uma corporação maior. Funcionários que antes se sentiam como protagonistas agora podem se sentir como apenas mais uma engrenagem mantendo uma empresa composta por milhares de indivíduos em movimento.

O empoderamento prático é um ótimo ponto de partida. Esses funcionários precisam ser lembrados de que foi seu trabalho árduo e dedicação que tornaram seu pequeno negócio anterior uma aquisição atraente para uma corporação maior. Os funcionários precisam ter certeza de que, embora façam parte de uma estrutura maior agora, seu trabalho árduo e dedicação continuem sendo vitais para alcançar os objetivos corporativos.

Lidere, não siga

Os gestores estarão na vanguarda das mudanças que ocorrem quando um negócio é adquirido por outro. Como tal, os gestores conhecerão certos fatores em relação à transição que os funcionários médios não conhecem. Conhecer o caminho para a transição com antecedência significa que os gestores precisam estar liderando seus funcionários desde a frente. Guiá-los através da mudança de cultura dos negócios e ajudá-los a entender mais claramente seus papéis e impacto futuro na nova estrutura corporativa.

Fluxo Aberto de Comunicação

Embora sejam adultos, os funcionários de indústrias profissionais são perfeitamente capazes de se comportar como estudantes do ensino médio quando há pouca ou nenhuma comunicação entre funcionários de nível superior e inferior. Se as linhas de comunicação forem fechadas, os funcionários vão atiçar as chamas da preocupação uns dos outros com rumores e especulações.

Como gestor, é fundamental manter abertas as linhas de comunicação entre funcionários e indivíduos da estrutura corporativa maior. Apresentar os principais membros da equipe de transição e liderança da corporação maior aos funcionários do negócio que está sendo adquirido. Isso permite que eles obtenham uma melhor compreensão uns dos outros e quais foram seus papéis no passado e serão no futuro.

Com linhas de comunicação abertas, é mais fácil acalmar os nervos e promover um ambiente onde os funcionários vejam toda a empresa como “nós” em vez de “nós contra eles”.

Como sempre, tanto na nova estrutura de negócios como na antiga será vital que um gestor trabalhe ativamente para manter os colaboradores focados nos objetivos da empresa. Lembre-os constantemente de que seu desempenho no passado é o que tornou a empresa atraente como uma aquisição e será fundamental para que eles mantenham uma posição, já que a corporação maior busca alcançar um bom retorno sobre seu investimento… saiba mais em Venture North 07/04/2020