A CTG Brasil pretende anunciar em breve novos investimentos em geração de energia eólica e solar no Nordeste e Sudeste do país, disse José Renato Domingues, vice-presidente corporativo da CTG Brasil.

“Continuamos acreditando muito no país e investindo. Vamos entrar mais ainda agora nas energias eólica e solar. Minas Gerais e Bahia têm um potencial solar importante”, afirmou o executivo durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio, nesta quinta-feira (09).

A CTG Brasil é o braço brasileiro da chinesa China Three Gorges (CTG), grupo focado em hidrelétricas de grande porte. Hoje, no Brasil, a companhia tem projetos hidrelétricos principalmente no Centro-Oeste e Norte do país.

“Nosso objetivo principal é continuar crescendo nas renováveis e continuar garantindo o equilíbrio do sistema como um todo, com essas novas tecnologias que podem ser apoiadas por hidrelétricas e também por térmicas flexíveis, que fazem parte do nosso desenvolvimento tecnológico”, complementou.

CTG Brasil vai anunciar novos aportes

O executivo lembrou ainda que o setor passa por uma transformação no Brasil, com a abertura do mercado livre a mais consumidores. No ambiente de contratação livre, os clientes podem escolher o fornecedor de energia, diferentemente do mercado regulado, no qual o consumidor é suprido pelas distribuidoras. Segundo Calisto, o setor elétrico ficou para trás nesse sentido e está hoje, nesse sentido, no mesmo patamar em que estava o setor de telefonia ao final do século passado.

“Com a abertura do mercado livre, a experiência de compra do consumidor pode se digitalizar”, afirmou… leia mais em Valor Econômico 09/06/2022