Seguindo sua estratégia global, a Dimension Data — companhia sul-africana de serviços e infraestrutura de tecnologia da informação (TI) — anunciou hoje a criação de uma unidade de negócios no Brasil voltada exclusivamente a projetos empresariais de computação em nuvem, modelo pelo qual sistemas e recursos de infraestrutura tecnológica são acessados via internet e cobrados como serviço.

A combinação do aumento da demanda por projetos dentro desse conceito no país com o amadurecimento da oferta de nuvem desenvolvida pela Dimension Data é apontada como o fator-chave para a iniciativa. Sob esse contexto, Jack Sterenberg, presidente da companhia no Brasil, destaca dois movimentos essenciais. O primeiro deles foi a compra da Dimension Data pela NTT, grupo japonês de telecomunicações, em julho de 2010, pelo valor de US$ 3,2 bilhões.

“Hoje temos o apoio de uma estrutura que inclui a segunda maior rede global de telecomunicações e 31 data centers distribuídos em todo o mundo, o que amplia as possibilidades de atendimento às demandas dos clientes”, observa. O executivo também destaca o investimento realizado pela Dimension Data em junho deste ano para a compra da americana OpSource, empresa especializada em serviços de computação em nuvem.

Em outra frente, a empresa anunciou a abertura de uma nova filial no Rio de Janeiro, ampliando a estrutura da operação brasileira, que atualmente inclui escritórios em São Paulo e Curitiba. “Questões como o pré-sal, Copa do Mundo e Olimpíada estão impulsionando os investimentos estrangeiros no mercado carioca. A expectativa é de que o Rio de Janeiro responda por 40% da nossa receita no Brasil em dois anos”, afirma o executivo. Por Moacir Drska
Fonte:Valor30/11/2011