A Qatar Investment Authority está em negociação para ter participação de aproximadamente 5% da Monumental Sports & Entertainment, empresa que controla o Washington Capitals da NHL, Washington Wizards da NBA e do Washington Mystics da WNBA. As tratativas envolvem um acordo de US$ 4,05 bilhões. A informação é da Associated Press, que teria sido revelada por uma fonte que tem conhecimento das negociações nesta quinta-feira (22), sob condição de anonimato.

O grupo é o mesmo que adquiriu o Paris Saint-Germain, e é ligado ao governo do Qatar.

Vale lembrar que o país do Oriente Médio, no ano passado, sediou a Copa do Mundo da Fifa, de 2022. E agora estaria cogitando investir no mercado do esporte estadunidense, o que seria a primeira vez na NBA, por exemplo.

Dono do PSG cansa de esperar e compra franquia da NBA

NBA deu sinal verde para os investimentos na liga

Em novembro do ano passado, o porta-voz da NBA, Mike Bass, afirmou que o Conselho de Governadores da liga decidiu pela permissão de “investimentos passivos, não controladores e minoritários em times da NBA por investidores institucionais, incluindo doações universitárias, fundos de pensão nacionais e estrangeiros e fundos soberanos, sujeitos a um conjunto de diretrizes políticas adotadas na época”.

Vale destacar que todos os investimentos feito na NBA são passados, primeiramente, pelo Conselho da liga, e somente depois de revisados e aprovados que entram em vigor.

“O Conselho da NBA está atualmente analisando um potencial investimento da QIA na Monumental Sports & Entertainment, empresa controladora do Washington Wizards, entre outras propriedades esportivas”, disse Bass. “De acordo com a política, se aprovada, a QIA teria um investimento passivo e minoritário na equipe, sem envolvimento em suas operações ou tomada de decisões”, concluiu… leia mais em Notícias de Basquete 22/06/2023