A EDP adquiriu a empresa polaca Zielona Energia, dedicada a projetos de energia solar distribuída (ou descentralizada), informou a elétrica portuguesa em comunicado esta terça-feira. O valor da compra não foi revelado.

A Zielona Energia conta atualmente com 58 megawatts pico (MWp, relativos à capacidade máxima dos projetos fotovoltaicos em condições ótimas de produção) instalados na Polónia, dos quais 7 MWp foram instalados no primeiro semestre deste ano.

Fundada em 2013, a Zielona Energia irá dar à EDP uma carteira de clientes empresariais em várias regiões da Polónia. A empresa agora adquirida centra a sua atividade no segmento das pequenas e médias empresas, tendo feito já instalações de projetos fotovoltaicos em escolas, edifícios de escritórios e espaços agrícolas.

EDP compra empresa de energia solar na Polónia

“A energia solar vai ser uma alavanca fundamental para impulsionar a transição energética que o grupo EDP está empenhado em liderar nos 28 mercados em que está presente”, sublinha, em comunicado, a administradora da EDP Vera Pinto Pereira.

“A Polónia é um país estratégico deste crescimento, onde já estávamos a desenvolver projetos eólicos e onde, com este segmento de negócio, pretendemos alcançar no próximo ano a marca de 100 MWp contratados de capacidade solar para autoconsumo”, afirma ainda Vera Pinto Pereira.

O grupo EDP está presente na Polónia desde 2007, tendo centrado a sua expansão naquele país nos projetos eólicos e solares. Mais recentemente reforçou a sua aposta polaca investindo na área da produção descentralizada… leia mais em Expresso 12/07/2022