A Eletrobrasrecebeu manifestação de interesse por uma das térmicas movidas a combustíveis fósseis que serão vendidas no âmbito do plano de descarbonização da companhia, afirmou Wilson Ferreira Junior, presidente da empresa, nesta quarta-feira (9).

Em entrevista coletiva sobre os resultados do segundo trimestre, Ferreira destacou que tem expectativa de que a companhia receba a proposta pelo ativo ainda neste mês. Mas não sinalizou qual é o ativo em questão.

A meta da empresa é alcançar a marca de carbono zero na geração até 2030. Segundo Ferreira, a companhia tem 97% da geração oriunda de fontes renováveis. Para alcançar os 100%, optou por vender as usinas fósseis, movidas a gás natural e a carvão mineral.

“Somos a segunda maior [companhia] em termos globais, em geração de energia renovável. Queremos ser a primeira empresa do mundo a chegar no net zero em geração até 2030”, disse.

Eletrobras já recebeu manifestação de interesse por térmica movida a combustível fóssil

Sobre a estratégia de expansão da Eletrobras, a prioridade são os investimentos na transmissão por meio de leilões de novos projetos (“greenfield”), disse Ferreira. Isso porque, afirmou, os próximos leilões serão “potentes”, com oferta de volumes relevantes de projetos, e a companhia está avançando muito em ser competitiva.

Obviamente avaliamos [operações de] M&A, mas nossa prioridade são os leilões”, disse Ferreira.

Com mais fôlego para investimentos, a empresa está analisando alternativas para aquisição tanto de empresas de energias renováveis em processo de venda quanto de ativos de geração em diferentes estágios de construção que igualmente estão à espera de ofertas, disse o presidente da Eletrobras…. leia mais em Valor Econômico 09/08/2023