Um dos IPOs mais aguardados de 2024 em Hong Kong se revelou amargo para os investidores. A Chabadaio, uma marca chinesa de chás de bolhas (bebida popular entre os mais jovens na Ásia que mistura chá, leite e pérolas de tapioca), viu a ação despencar 38% ante o preço de listagem em seu primeiro dia de negociação, nesta terça-feira — um dos piores desempenhos em estreias da história do mercado local. Ainda assim, a oferta foi a maior do ano em Hong Kong, ao levantar US$ 331 milhões, mas com um nível de subscrição de apenas 0,5 vez.

Segundo analistas, acabou pesando contra a companhia uma percepção de que o segmento onde atua tem uma baixa barreira de entrada, o que gera uma alta competição, e ausência de fidelidade dos consumidores, que se importam pouco com a marca da loja onde vão comprar seus chás. Não impressionou, portanto, o fato de que a Chabadaio (também conhecida localmente como Chapanda) é uma das líderes do mercado chinês: a companhia multiplicou por 10 a sua rede de lojas nos últimos quatro anos, ao atingir 8 mil unidades.

Mas não se trata apenas de uma visão cética dos investidores para o papel. A fraca performance da ação em seu primeiro dia na bolsa também é indicativo de um mercado ainda morno, em meio a uma piora do cenário de juros nos Estados Unidos e baixa confiança com os ativos da China. “Os investidores não estão confortáveis em bloquear seu capital em listagens em Hong Kong”, disse o economista Gary Ng, da gestora Natixis, ao Financial Times.

As novas listagens em Hong Kong apresentaram queda de quase um terço no encerramento do primeiro trimestre, para o nível mais baixo em mais de uma década… leia mais em Pipeline 23/04/2024