O país vem se tornando um dos mercados mais disputados por mineradoras de potássio

 A produtora russa de potássio Uralkali comprou participação de 25% na Equiplan Participações, principal acionista do terminal Ponta do Félix no Porto de Antonina, no Paraná. Com a aquisição, a Uralkali pretende fortalecer sua presença no Brasil.

 O país vem se tornando um dos mercados mais disputados por mineradoras de potássio desde que a Uralkali encerrou sua parceria com a Bielo-Rússia, no ano passado, pondo fim a um cartel informal de preços no setor.

 “O Brasil é, tradicionalmente, um dos consumidores mais ativos de fertilizantes com potássio, que são necessários para o cultivo de soja e outras lavouras”, disse Oleg Petrov, diretor de vendas e marketing da companhia russa. Segundo o executivo, a localização de Antonina permite que o porto atenda às principais regiões do País de forma mais eficiente. Os valores e outros detalhes do negócio não foram divulgados.

Fonte: revistagloborural 07/02/2014

COMENTÁRIOS:
Em seu site a Uralkali publica apresentacão “Uralkali: A leader in the global Potash Market” –  February 2014. Abaixo alguns slides extraídos do referido documento.