A Endeavor, rede global formada pelos empreendedores e empreendedoras à frente das scale-ups que mais crescem no mundo, anunciou o lanamento do Mapa de Acesso a Capital, um guia completo que oferece conceitos, instruções e boas práticas para acessar nove alternativas de financiamento para empresas – investimento anjo, seed, série A/B, growth capital, private equity, capital de giro, linhas de crédito, debêntures e venture debt.

“É especialmente simbólico que o ano em que a Endeavor comemora 20 anos no Brasil seja justamente o ano em que os empreendedores precisam, como nunca, do nosso apoio e que o país precisa, como nunca, dos nossos empreendedores, pois as scale-ups são as grandes geradoras de inovação, emprego e competitividade no Brasil. O papel do “MAC” é oferecer as ferramentas para que os empreendedores possam ir atrás do principal combustível para impulsionar o crescimento de suas empresas: capital”, diz Camilla Junqueira, diretora-geral da Endeavor.

Para elaborar o Mapa de Acesso a Capital, foram analisados desafios de equity e dívida das startups e scale-ups:

“Os mapas representam o mundo real mas em uma escala muito pequena. Eles nos ajudam a ir de um ponto A ao ponto B. Eles nos ajudam a preparar a jornada e se organizar ao longo dela. Eles nos apontam onde estamos para onde devemos ir. Para se criar uma empresa incrível, é imprescindível ter acesso constante e contínuo aos recursos financeiros ideais para cada fase e situação. Esse mapa vai ajudar a sair da navegação ‘chutômetro’ e chegar à era do GPS”, diz Edson Rigonatti, mentor da Endeavor e sócio da Astella Investimentos.

Para sanar as dores dos empreendedores causadas pela falta de conhecimento e preparação acerca do processo de acesso a capital, a Endeavor construiu o MAC com o apoio de mais de 40 mentores da rede, especialistas de mais de 25 organizações especializadas – entre redes de investidores, fundos e assessorias -, e com insights colhidos em mais de 400 mentorias realizadas nos últimos cinco anos. Além disso, o guia também oferece mapeamentos de players do ecossistema, que contempla:

– Mapa de fundos com mais de +150 fundos, early e late stage, com a descrição das suas teses de investimento;
– Lista de fintechs com mais de 70 empresas que oferecem crédito e outros serviços para empresas;
– Lista de 23 bancos de desenvolvimento e agências de fomento, evidenciando o tipo de financiamento que eles concedem para empresas;
– Mapa de linhas de crédito com as linhas ofertadas pelo BNDES, Finep, BRDE e Banco do Nordeste, com detalhamento das condições de financiamento oferecidas.

“A Endeavor focou, nos últimos 5 meses deste ano, em ajudar os empreendedores a sobreviverem à crise. Agora, retomamos nossos esforços para as medidas que simplifiquem o sistema tributário brasileiro e que facilitem o acesso a capital, acelerando a retomada de crescimento das scale-ups e do país”, explica Renata Mendes, Gerente de Políticas Públicas na Endeavor. “Por isso construímos o MAC. Até hoje, não existia um material que mapeasse todas as opções de acesso a capital no país, muito menos o passo a passo de como conseguir o financiamento ou investimento”, completa.

Com patrocínio da EY e EDP Ventures – veículo de Venture Capital do Grupo EDP -, o Mapa de Acesso a Capital da Endeavor apresenta as características de cada uma das nove alternativas de acesso a capital e qual o processo (passo a passo) para acessá-las.

“A EY acredita que compartilhar o conhecimento técnico é a melhor forma de incentivo ao crescimento do empreendedorismo. Por isso, apostamos e investimos no potencial do Mapa de Acesso a Capital (MAC) como uma forma estratégica de mostrar ao empreendedor as melhores alternativas para que seu negócio tenha um crescimento lucrativo e sustentável”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder de Private da EY no Brasil e América do Sul e líder dos programas Winning Women e Empreendedor do Ano.

“A EDP Ventures virou referência no mercado de corporate venture Capital no Brasil por seguir as melhores práticas internacionais e por ser sempre ‘founder friendly’ no relacionamento com startups. Ser parceiro da Endeavor apoiando o MAC representa uma forma de ajudar a fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor no país. Sabemos da necessidade de preparação, bem como os desafios que se precisa superar a fim de captar investimentos. Por isso, acreditamos na importância da plataforma para dar acesso a contatos, conhecimento e melhores práticas a todos os empreendedores do país em seus diferentes momentos de negócio”, destaca Rosario Cannata, gestor de Investimento da EDP Ventures Brasil.O mapa pode ser acessado no link Leia mais em startupi 04/09/2020