A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (29) a assinatura para venda de sua fatia de 30% da Brentech para a Enegen. O valor de compra é de R$ 10,6 milhões e foi pago integralmente na data. A empresa alega que a medida vai de acordo com o processo de descarbonização de suas operações, com prioridade de investimentos para usinas hidrelétricas a gás natural.
Controle das ações

A Brentech Energia S.A possui uma única usina termoelétrica, localizada em Aparecida de Goiânia (GO). Como a Egenen já detinha 70% das ações da empresa, o controle agora é de 100%. Em comunicado, a Petrobras afirmou que não há precedentes a serem cumpridos. Além disso, não há empregados da empresa a serviço da Brentech, por se tratar de uma participação minoritária.

Estratégia da Petrobras

De acordo com a empresa estatal, a forma de obtenção de energia da usina administrada pela Brentech não condiz com as diretrizes da empresa.

“Sendo a UTE Goiânia II movida a óleo diesel e sem qualquer sinergia com nossas atividades, a empresa não possui aderência à estratégia da Petrobras, que busca integração e migração para um portfólio de menor pegada de carbono. Por ser uma participação minoritária, a Brentech não conta com empregados da Petrobras na operação da térmica. A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com a legislação aplicável”, divulgou a empresa estatal em nota.

A medida corrobora com as mudanças sustentáveis da estatal no mercado, aprimorando seu portfólio. Em seu Plano estratégico, divulgado em 2024, a Petrobras estabelece em seu modelo a diminuição de combustíveis fósseis em 26% até 2050…. leia mais em Lorena 30/05/2024