“Vamos consolidar nossa atuação em agro, mas queremos nos tornar a primeira seguradora especializada em seguros ‘specialty’ do país”.

O Valor Econômico relata que quando a seguradora americana Markel decidiu, no fim do ano passado, retirar-se dos turbulentos mercados na América Latina, o trio de executivos que comandava a filial brasileira viu a oportunidade de comprar a própria empresa em que trabalhava. Ao longo do primeiro semestre deste ano, o comando do grupo global passou a efetivar o plano de redução de sua presença na região, primeiro na Argentina e depois na Colômbia. Quando chegou a vez de sair do Brasil, na segunda metade de 2019, Carlos Caputo, então CEO para América Latina, Gabriel Boyer, vice-presidente, e Rodrigo Motroni, diretor técnico, propuseram à matriz adquirir o controle da filial. “Fizemos o primeiro ‘management buyout’ do mercado brasileiro de seguros”, afirma Boyer. Os executivos, porém, não revelam o valor da transação.

“Desde que a seguradora chegou à América Latina, a região passou por várias crises, como a recessão brasileira, o colapso da Venezuela e a crise cambial da Argentina”, pondera Caputo, que também será o CEO da nova empresa. “Além disso, a estrutura multinacional da Markel tornava a operação menos ágil do que seria interessante, porque todas as decisões passavam obrigatoriamente pela matriz”, acrescenta.

De acordo com Caputo, enquanto a Markel via a operação brasileira como pequena e desproporcionalmente complexa, diante do cenário de incertezas da América Latina, o novo grupo controlador sabia se tratar de uma grande oportunidade de ampliar a atuação em uma indústria que cresce acima do PIB. Se na estratégia da antiga matriz o foco se concentrava em reforçar a atuação na sua principal fonte de receita, a nova direção já assume com a proposta de diversificar.

“Vamos consolidar nossa atuação em agro, mas queremos nos tornar a primeira seguradora especializada em seguros ‘specialty’ do país”, afirma o executivo. Esse modelo, como o nome diz, realiza coberturas especiais, mais complexas e, em vários casos, até mesmo personalizadas.
Valor Econômico – Leia mais em sindiseg 24/10./2019


======

Markel vende suas operações de seguros no Brasil


A Markel International, seguradora especializada, anunciou que vendeu suas operações de seguros no Brasil para sua equipe executiva existente.

A Markel Seguradora do Brasil, SA (“Markel Seguradora”) está autorizada a operar no mercado de seguros diretos em várias classes em todo o Brasil. Com seu foco principal no negócio agrícola, a empresa se tornou uma participante significativa no mercado brasileiro.

Após uma revisão estratégica, a Markel concordou em vender a Markel Seguradora para sua equipe de gerenciamento; Carlos Caputo, CEO da América Latina, Gabriel Boyer, vice-presidente, e Rodrigo Motroni, diretor técnico. Em 1 de outubro de 2019, eles adquiriram todas as ações da Markel Seguradora e agora são seus únicos acionistas. .. leia mais em Markel 02/10/2019