A Exxon Mobil Corp. está novamente tentando vender suas operações de petróleo e gás no sudeste da Austrália como parte de uma mudança para eliminar ativos e aumentar o retorno dos acionistas.

A grande maioria dos EUA “estará testando o interesse do mercado” por ativos globais, incluindo o que opera na Austrália, informou a empresa em comunicado por e-mail. Nenhum comprador foi identificado e nenhum acordo foi alcançado, acrescentou.

“A Exxon Mobil analisa continuamente seus ativos em busca de sua contribuição para atender às necessidades operacionais da empresa, objetivos financeiros e seu valor potencial para terceiros”, afirmou o comunicado.

É o segundo esforço em cerca de três anos para vender operações australianas, que incluem o projeto de longa duração da Gippsland Basin, no exterior do estado de Victoria. A Exxon e seu parceiro de joint venture BHP Group abandonaram um processo de venda de 20 meses para os ativos em fevereiro de 2018.

A maior empresa de petróleo do mundo, em valor de mercado, segue um plano de desinvestimento de US $ 15 bilhões, descarregando ativos mais antigos para financiar projetos de maior crescimento da Papua Nova Guiné, Texas e Brasil.

Ele confirmou no início deste mês que está em negociações exclusivas para vender operações norueguesas de petróleo e gás, um acordo que vale até US $ 4,5 bilhões.

A empresa também está negociando com a espanhola Repsol SA a venda de ativos em águas profundas no Golfo do México, onde afirmou no ano passado que estava “testando o interesse do mercado”… Leia mais em petróleo 19/09/2019