A fabricante de salgadinhos Calbee planeja investir cerca de 140 bilhões de ienes (US$ 1 bilhão) nos próximos três anos para buscar crescimento e melhorar a eficiência, inclusive expandindo no exterior e explorando a automação.

A marca japonesa, conhecida por suas batatas fritas e outras ofertas, destinou cerca de 80 bilhões de ienes para fortalecer as operações internacionais por meio de fusões e aquisições, bem como para equipamentos e instalações no país e no exterior. Um adicional de 60 bilhões de ienes será gasto principalmente no aumento da produtividade por meio da automação e em medidas ambientais, sociais e de governança.

A Calbee também espera devolver cerca de 25 bilhões de ienes aos acionistas.

Fabricante japonesa de lanches Calbee gastará US$ 1 bilhão em acordos de fusões e aquisições

Com esses investimentos, a empresa busca melhorar as margens no mercado interno e aumentar a presença no exterior. Apenas 23% de suas vendas vieram de mercados estrangeiros no ano encerrado em março de 2022, uma proporção que pretende elevar para entre 30% e 35% até o ano fiscal de 2025. A Calbee também almeja um retorno sobre o patrimônio líquido de 10% ou mais até o ano fiscal de 2025.

“Vamos posicionar a América do Norte e a China como mercados-chave e aumentar o reconhecimento como uma marca japonesa”, disse o diretor de operações Makoto Ehara, que deve assumir o cargo de presidente e CEO em 1º de abril.

A empresa também disse em 21 de fevereiro que gastará 52 bilhões de ienes para construir uma nova fábrica em Hiroshima, com inauguração prevista para dezembro de 2024. Ela produzirá as populares batatas fritas e outros produtos da empresa, com uma capacidade de produção estimada de 28 bilhões de ienes em itens por ano… leia mais em Nikkei Asia 01/03/2023