Fundada pelo americano Brad Liebmann e focada no mercado brasileiro, a startup já oferece conta digital, cartão de débito e um serviço de saúde em parceria com a dr.consulta. E, agora, com o aporte liderado pelo Union Square Ventures, vai lançar uma linha de empréstimo pessoal e um cartão de crédito

O alt.bank tem um cartão de crédito apelidado de “amarelinho”

Veterano do mercado financeiro, o americano Brad Liebmann construiu uma carreira de sucesso como empreendedor depois que deixou o Lehman Brothers, em 1999. Mudou-se para o Reino Unido e fundou a Simply Business, uma startup que vendia seguros para pequenos empresários em uma plataforma online.

Em 2017, ele vendeu a empresa para a gigante americana Travelers, por US$ 480 milhões. Decidiu se aposentar e foi para o Caribe. “Mas fiquei entediado e decidi empreender de novo, mas dessa vez queria fazer algo com propósito”, conta Liebmann, ao NeoFeed. “Optei pela inclusão financeira. E vi no Brasil um mercado em que podíamos causar um grande impacto.”

Foi assim que nasceu a fintech alt.bank, lançada no País em 2018 e que hoje anuncia a captação de US$ 5,5 milhões em uma rodada série A liderada pelo fundo americano Union Square Ventures, que já investiu em empresas como Coinbase e Twitter. Esse é o seu primeiro aporte no Brasil.

A rodada tem ainda a participação dos investidores Taavet Hinrikus, fundador e CEO da TransferWise; Nick Talwar, presidente e CEO da CircleUp; e Iñaki Berenguer, fundador e CEO da CoverWallet.

Talwar e John Buttrick, sócio da Union Square Ventures irão integrar o conselho do alt.bank, ao lado de Michel Goguikian, ex-CEO do Santander na América Latina, e de Thomas Srougi, fundador da dr.consulta. “Srougi é o primeiro brasileiro no conselho. Nossas empresas têm um mindset social parecido”, diz Liebmann.

Com os recursos, a empresa vai focar na ampliação do time, hoje com 84 pessoas, especialmente nas áreas de tecnologia e marketing. E vai preparar dois novos produtos, que serão lançados ao longo do ano. O primeiro é uma linha para empréstimos pessoais, e, o segundo, um cartão de crédito tradicional.

Atualmente, a startup oferece uma conta gratuita e um cartão de débito Visa, apelidado de “amarelinho”. Com a pandemia, a startup acelerou também o lançamento de um cartão de crédito pré-pago para facilitar as compras online. .. Leia mais em neofeed 05/05/2021