A fintech mexicana Cometa, especializada na operação financeira de escolas, captou recursos de US$ 5 milhões em uma rodada seed.

A rodada foi liderada por Kaszek, Reach Capital, Homebrew, Latitude, Investo VC, 500 LatAm, Salkantay Ventures, e contou com a participação de investidores anjos como Sergio Monsalve (Roble Ventures), Sebastian Kreis (Xepelin), Jorge Mazal (Duolingo) , Courtney McColgan (Runa) e Diego Olcese (Crehana).

A startup usará o capital para expandir sua presença no México, investir no desenvolvimento de sua plataforma, que oferece uma plataforma que digitaliza as operações de escolas particulares e as ajuda a controlar o fluxo de caixa com sua tecnologia de gestão administrativa focada no setor.

“Trabalhamos para que a inclusão financeira chegue ao setor educacional e nenhuma criança na América Latina sofra as consequências de um sistema carente de ferramentas tecnológicas e soluções financeiras”, diz a startup em seu site. “Hoje oferecemos às escolas particulares a possibilidade de centralizar suas tarefas administrativas e ter maior controle de arrecadações e fluxos, além de acesso a financiamentos. Amanhã faremos muito mais”.

Em seu primeiro ano de operação, conseguiu reduzir a inadimplência escolar em 52% em média, economizar +100 horas de tarefas operacionais e simplificar a experiência de pagamento para os pais.

A Cometa nasceu da colaboração entre três empreendedores que compartilhavam a paixão por educação e tecnologia. O CEO da Cometa, Andrés Benavides, experimentou os desafios de dirigir uma escola tanto como filho de um diretor quanto em sua experiência como CEO de uma escola de programação, relatou a latamfintech.

Em 2021, ele conheceu Gonzalo Gallardo e Mateo Creamer na Universidade de Stanford, no Vale do Silício, que também tinham experiência em big data e startups de fintech, e começaram a trabalhar juntos em um projeto de pesquisa sobre por que tantas escolas particulares no México estavam fechando. Durante a pesquisa, a equipe viu uma oportunidade de facilitar a vida dos proprietários e administradores escolares com ferramentas tecnológicas que eles perceberam que faltavam em muitas escolas… saiba mais em Tekios 17/03/2023