A alemã Software AG assinou um acordo para a venda da empresa à Silver Lake. Para comprar um dos maiores fabricantes europeus de software empresarial, o fundo de investimento vai pagar 30 euros por ação, valor que representa um prémio de 50% face ao valor das ações no dia antes do anúncio do acordo. Contas feitas, a proposta valoriza a Software AG em 2,2 bilhões de euros.

O fundo norte-americano já se tinha convertido num dos grandes investidores da Software AG, depois de em 2021 investir 344 milhões de euros na empresa, num empréstimo convertível que em ações, representativas de 9% do capital da empresa.

A oferta terá agora de ser validada pelos acionistas, mesmo com a recomendação favorável do conselho de administração da Software AG. Para vingar, pelo menos 50% dos acionistas da empresa terão de aceitar a oferta da Silver Lake, uma tarefa facilitada pelo facto de mais de um quarto das ações da companhia serem detidas pela Software AG Foundation, que aceita o negócio. Depois disso, será ainda necessário aguardar pela validação do negócios pelos reguladores.

Em comunicado, a Software AG diz que mantém a meta de aumentar o volume de negócios a dois dígitos no segmento de Digital Business. A empresa explica também que a sua visão estratégica está “centrada no mercado de aplicações na nuvem e integração de dados, na transição para um negócio SaaS-first e na exploração de oportunidades de F&A (Fusões e Aqusições)”. Refere ainda que, “ao considerar a Oferta, o Conselho de Administração analisou o investimento na estratégia de produto e de go-to-market, bem como o ambiente de mercado mais abrangente para a transformação digital.

A Silver Lake é um dos maiores investidores de capital do sector tecnológico, a nível global, e já teve presença em vários outros gigantes do sector, como a Alibaba ou a Dell. Na última edição do ranking PEI 300 Private Equity International foi considerada a 14ª capital de risco mais poderosa do mundo… leia mais em SapoTek 24/04/2023