Aos poucos, os paranaenses vão começando a saber quem são os novos donos da Copel. Um Comunicado ao Mercado na manhã desta segunda-feira (14), revelou por exemplo que cerca de 5% das ações da empresa colocadas à venda foram parar nas mãos da 3G Radar, uma empresa de investimentos.

A 3G Radar é parte do império de Jorge Paulo Lemann e seus sócios, igualmente bilionários, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Eles são donos da 3G Capital, uma das proprietárias da 3G Radar, que fez a compra das ações.

Segundo o comunicado feito pela Copel, a Radar adquiriu 85.163.700 ações da empresa, o que equivale a cerca de 5,07% das ações preferenciais de emissão da companhia. A Radar disse ainda em documento que, anteriormente, não possuía ações da estatal paranaense.

Fundo bilionário liderado por Lemann compra 5 07% da Copel

Nos próximos dias, serão conhecidos os demais compradores das ações. O governador Ratinho Jr. (PSD) privatizou a Copel na semana passada ao colocar a maior parte das ações pertencentes ao Paraná à venda. Tecnicamente, o processo é chamado de transformação em Corporação.

Desde o começo do processo, havia rumores de que o grupo de Lemann, que também fez uma aquisição importante de ações da Eletrobras, tornando-se o maior proprietário de ações preferenciais da antiga estatal nacional, seria um dos principais compradores da Copel.

Líder da Oposição na Assembleia, o deputado Arilson Chiorato (PT), chegou a denunciar a possível participação, lembrando do papel que o trio de investidores teve na derrocada das Lojas Americanas… leia mais em Plural Curitiba 14/08/2023