Gerido pela Zavit Capital, o fundo imobiliário FII ZAVI11, acaba de anunciar o compromisso de compra de um galpão logístico de 35,1 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) em uma operação no modelo Sale & Leaseback – pelo qual a empresa vende o imóvel a um fundo e concomitantemente celebra um contrato de locação desse mesmo imóvel com o fundo, como forma de melhorar a estrutura de capital da empresa. Pelos termos do negócio, o ZAVI11 pagará R$ 50 milhões à vista à empresa (cujo nome ainda não foi divulgado), que, por sua vez, terá a locação do espaço por 15 anos através de um contrato atípico de locação – contrato sem revisional de preço e com multa rescisória correspondente ao valor do aluguel multiplicado pelo período remanescente de locação.

Com a operação, o ZAVI11, fundo “de tijolo” que opera um portfólio de renda misto de lajes corporativas, imóveis comerciais, galpões industriais e galpões logísticos, passa a se posicionar mais fortemente em ativos logísticos, passando dos atuais 32% da receita para 51% assim que o negócio for concluído. Projeta-se também que a receita do fundo seja composta em 92% por contratos atípicos, ante os 89% que compunham a carteira antes da transação.

Fundo imobiliário ZAVI11 anuncia a aquisição de galpão logístico de 35 mil metros quadrados

A já mencionada ABL, por sua vez, salta de 57,8 mil metros quadrados para 92,9 mil metros quadrados (aumento de 60,1%) e o chamado WAULT (Weighted Average of Unexpired Lease Term, ou em português, prazo médio ponderado dos contratos não expirados, que, de maneira simplificada, é uma relação entre prazo e valor dos contratos) sobe de 7,4 anos para 9,4 anos, um indicador positivo para o fundo, trazendo maior previsibilidade aos cotistas.

O negócio segue em linha a estratégia do ZAVI11 de realizar aquisições em um momento anticíclico de mercado, no qual devido à escassez de recursos, é possível realizar boas aquisições ajustadas ao risco retorno.

Sobre o ZAVI11

O FII ZAVI11 é destinado a investidores em geral. O fundo visa aquisição de ativos estratégicos de empresas médias e grandes, com objetivo de geração de renda, focado em operações com contratos atípicos, e com olhar oportunístico em busca de boas métricas de retorno ajustado ao risco… leia mais em Monitor do Mercado 12/04/2023