Qual é o tempo gasto para as grandes compras? Imagine-se em busca de um novo imóvel, uma troca de veículo. Seria possível completar essas transações em alguns segundos, a partir de um anúncio? Para Diana Lee, co-founder & CEO da Constellation Software e Carolina Abenante, CEO e fundadora da NYIAX sim.

A jornada descrita pelas executivas, nesta quarta-feira, 02, durante painel do Web Summit, em Lisboa, Portugal, debateu as possibilidades da fusão entre adtechs fintechs para a indústria do marketing, e, segundo as especialistas, um dos resultados esperados será uma jornada DTC (direct to consumer) totalmente transparente, personalizada e sem atritos.

O rigor do marketing como dor do cliente

Foi para combater o rigor dos anúncios publicitários e a falta de informação que Carolina Abenante viu a oportunidade de melhorar a jornada de compra unindo os dados de fintechs com as estratégias de anúncio. “Queríamos transformar o uso de data. Para uma agência de marketing, a transparência completa dos valores que eles estão pagando é uma meta”, avalia Abenante.

A clareza de informação sobre o preço dos produtos é, de acordo com Diana Lee, um dos fatores importantes que leva o consumidor a tomar a decisão de compra do produto. E, segundo a executiva, o custo de não apresentar com transparência o valor, de forma relevante, pode custar caro para a empresa. E não é só a perda da venda, mas a perda do cliente.

Uma jornada mais ética e rápida

Ainda de acordo com as especialistas, a iniciativa da fusão entre adtechs e fintechs almeja uma meta clara: trazer uma jornada mais ética, trazendo todas as informações necessárias, e, claro, rápida. Afinal, rapidez de transações é um dos grandes pontos para desistência de compra, seja pela demora da transação em si, mas também para o tempo de entrega do produto, que tem sido cada vez mais um diferencial para um CX efetivo.

Com isso em mente, a co-fundadora e CEO da Constellation Software tem uma previsão ousada sobre o que podemos esperar dessa fusão: o fim dos websites. “Nós não vamos precisar de mais de websites. Se pudermos avançar nessa jornada, as transações podem acontecer nos ads”, disse.

O caminho está nos dados

Para a jornada ser concretizada, o segredo está nos dados. Tanto para a personalização como para a construção de uma experiência mais segura. “Estamos procurando fazer uma jornada mais rápida para a compra, mas também mais ética. E isso significa saber como tratar os dados. Trazendo assim mais rapidez, escalabilidade e transparência”, comenta Abenante.

Para Lee, o uso de dados pode ser analisada por outra vertente. A questão não reside na entrega ou não de ads. “Vamos ser atingidos por eles independente da nossa escolha, mas com os dados, eles serão personalizados e adaptados para o público”. Para isso, no entanto, os grandes monopólios precisam não pode mais manter o domínio sobre todas as informações sob a desculpa de proteger o consumidor, afirma a CEO da Constellation Software…saiba mais em Consumidor Moderno 02/11/2022