SÃO PAULO – O setor de mineração registrou, ao longo do primeiro semestre, 14 operações de fusão e aquisição, segundo pesquisa encampada pela KPMG no Brasil. Na comparação com os seis primeiros meses de 2010, houve crescimento de 40% no número de transações dessa natureza.

Conforme o estudo da KPMG, destacaram-se, no semestre, a compra de empresas brasileiras por estrangeiras. No total, foram oito negócios com esse perfil.

No sentido oposto, foram realizadas quatro aquisições de empresas estrangeiras por companhias brasileiras, firmadas no exterior.

Considerando-se todos os setores pesquisados pela KPMG, foram registradas 379 operações de fusão e aquisição no país ao longo dos seis primeiros meses do ano, com alta de 8% na comparação anual e um recorde para o Brasil.

“As companhias estrangeiras voltaram de forma definitiva ao cenário de fusões e aquisições e estão apostando na aquisição de companhias brasileiras”, diz em nota Luis Motta, sócio da área de F&A da KPMG no Brasil.

Mantido o ritmo de operações verificado no primeiro semestre, a expectativa é de um novo recorde de operações de fusão e aquisição no país, acima das 726 transações de 2010.

Valor08/08/2011