Mauro Rached, que foi por quase 20 anos o principal executivo (CEO) do braço de gestão de riqueza do BNP Paribas no Brasil, é o novo reforço da Est Gestão de Patrimônio. Ele se juntou como sócio a outros nomes conhecidos do mercado financeiro: Deiwes Rubira, ex-presidente da unidade do ING Bank no país (1991 a 2009); Marcelo Bresser Pereira (ex-BBA Creditanstalt, Bresser Asset Management e Gaia Investimentos); e Gilberto Cesar Filho, que foi da tesouraria do ING e que ao lado de Rubira fundou a Verus Gestão de Patrimônio, em 2010.

A união de Verus e Gaia Investimentos deu origem à Est, em 2021, e hoje a casa reúne cerca de R$ 4,5 bilhões entre investimentos locais (70%) e no exterior (30%).

Gestora de fortunas Est atrai ex-BNP como sócio
Freepik

Só pensando organicamente, a meta é dobrar de tamanho num prazo de quatro a cinco anos, estima Pereira, sobrinho do ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira. “A gente não descarta, obviamente, outras possibilidades de crescimento inorgânico, estamos sempre olhando o mercado e conversando com parceiros em potencial, estudando outros nichos”, diz.

A chegada de Rached tem relação com isso. Ele assume como diretor-geral da gestora de fortunas e após a fusão tem o papel de “ajustar alguns parafusos” em operações, estrutura e tecnologia, ganhar eficiência… leia mais em Valor Econômico 06/11/2023