O sócio da Eb Capital Pedro Parente afirmou que a gestora vai anunciar um fundo para investir em geração de energia distribuída e biogás.

“A mudança climática decorrente do aquecimento global deixa todos os anos marcas mais evidentes e mais graves, absolutamente impossíveis de serem ignoradas”, disse.

O executivo apontou que a transição para uma economia de baixo carbono já é um desafio assumido pelas principais economias do mundo e que o interesse pela questão ambiental se ampliou notadamente nos últimos cinco anos.

“É necessária uma ação coordenada em diversas frentes, como o aumento da geração renovável, a eletrificação dos sistema de transporte e indústrias e mudanças comportamentais, como o aumento do uso do transporte público e projetos de eficiência em meios de transporte e edifícios”, disse Parente durante evento organizado pela Prumo Logística, que controla o Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro.

Gestora Eb Capital vai anunciar fundo de investimentos
Pixabay

Parente é presidente do conselho de administração da Vast infraestrutura, antiga Açu Petróleo, responsável pela operação do terminal de petróleo do Porto do Açu.

O executivo, que foi presidente da Petrobras de 2016 a 2018, apontou que o uso do hidrogênio verde como combustível vai crescer nesta década, mas que a indústria de petróleo e gás vai seguir tendo um papel importante no suprimento global.

“Tenho um sentimento de gratidão e saudade quando se fala na indústria de óleo e gás. Na Petrobras, muito se falava sobre o pico da demanda de petróleo. O fato é que no mínimo a indústria de óleo e gás vai seguir existindo até 2050, mas vai precisar passar por uma mudança de processos e reduções de emissões, principalmente quando se trata de metano,” afirmou… leia mais em Valor Econômico 13/09/2022