A Glencore disse, nesta quarta-feira (19), que está disposta a aumentar sua oferta pela Teck Resources. Esta é a mais recente tentativa de influenciar os acionistas e pressionar o conselho da Teck, faltando apenas uma semana para uma votação crucial sobre o futuro da mineradora canadense. Mesmo com a intenção de elevar a proposta, a Glencore destacou que acredita que qualquer melhoria deve ocorrer após discussões com o conselho.

As empresas passaram as últimas semanas em uma luta contundente para conquistar os investidores da Teck, depois que seu conselho e acionista controlador rejeitaram publicamente a proposta da Glencore. A gigante suíça de commodities se ofereceu para comprar a Teck por US$ 23 bilhões e depois criar duas novas empresas combinando seus respectivos negócios de metais e carvão.

Em vez disso, a Teck está avançando com um plano anterior de desmembrar suas próprias minas de carvão. Uma votação dos investidores sobre o assunto está marcada para 26 de abril. Segue ainda com a possibilidade de uma venda posterior à cisão em pauta.

Glencore avisa que está disposta a aumentar sua oferta pela Teck Resources

Com a perspectiva de uma oferta mais alta, a Glencore espera convencer um número suficiente de acionistas a rejeitar a divisão ou pressionar o conselho da Teck a adiar a votação e iniciar negociações.

Se a Teck ainda se recusar a se envolver – e se a divisão não prosseguir -, a Glencore disse que está disposta a fazer sua oferta diretamente aos acionistas… leia mais Valor Econômico 19/04/2023