Uma das maiores queixas dos usuários de relógios com Wear OS 3 é a baixa autonomia, mas o Google parece estar obstinado a resolver este problema. A solução encontrada pode vir da KoruLab, uma empresa adquirida pela Gigante de Buscas recentemente que tem maior foco em otimizar sistemas de relógios inteligentes.

A KoruLab é uma empresa finlandesa que tem muita experiência com interfaces de usuário para relógios inteligentes e dispositivos portáteis, otimizando-as para funcionar de forma fluída com recursos limitados consumindo o mínimo de energia possível.

A empresa ainda é responsável pelo Koru, que é definida como:

Uma estrutura de interface do usuário gráfica declarativa que fornece liberdade de design, mesmo em um hardware limitado baseado em microcontrolador.

Google adquire empresa de ex-funcionários da Nokia

Para isto, o Koru tem uma biblioteca com apenas 128 kB com suporte amplo ao kernel RTOS para Linux que renderiza gráficos a 60fps em chips com núcleos Cortex M4. Com isto, o sistema consegue permanecer em espera 98% do tempo utilizando apenas 128 kB de RAM atualizando a interface do relógio uma vez por segundo.

Veja uma demonstração do Koru UI rodando em um chip com núcleos Cortex M4:

Outra habilidade da qual a KoruLab se vangloria é que o Koru pode ser iniciado em apenas 500 ms e colocado em suspensão em apenas 20 ms. Desta forma, um relógio inteligente integrado a ele pode facilmente alcançar uma semana de autonomia.

Por fim, o Koru foi criado com padrões abertos como o HTML, XML, CSS e JavaScript e ainda suporta kernel do Android, NetBSD, Linux e RTOS, além de suporte para gráficos em OpenGL ES, Open VG e Framebuffer e acelerador de hardware ST Microelectronics Chrom-ART 2D.

O fundador da empresa é Christian Lindholm, ex-funcionário da Nokia, enquanto o presidente do conselho da KoruLab é Anssi Vanjoki, que teve influência por longo prazo na companhia criadora do Nokia 3310, que era famoso por ter uma bateria duradoura e ser muito resistente.

Antti Järvinen, gerente nacional do Google Finlândia, comentou a aquisição dizendo:

O anúncio de hoje fortalece o compromisso do Google com a Finlândia e leva nossa plataforma Wear OS adiante com a ajuda da experiência exclusiva em interface de usuário de baixa potência da Koru.

Esperamos que a KoruLab aprimore cada vez mais o Wear OS 3 para que ele se torne um sistema cada vez mais eficiente, pois este é um fator primordial ao escolher um relógio inteligente para muitas pessoas… leia mais em Tudo Celular 21/12/2022