A Grana Capital, empresa de inteligência de dados para investidores da Bolsa de Valores, recebeu um aporte da B3 e da RTM, hub integrador do mercado financeiro. O investimento, de valor não revelado, foi feito por meio do programa de aceleração da Darwin Startups, e anunciado em primeira mão ao Startups.

Fundada em 2019, a Grana desenvolveu um aplicativo que automatiza a gestão do Imposto de Renda sobre renda variável e oferece uma inteligência artificial generativa e personalizada que atua como um assistente pessoal para auxiliar investidores com informações de mercado. Além de responder perguntas, o sistema realiza atividades programadas, avalia fatores de risco da carteira do usuário e permite que o investidor consulte pendências, pague os Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs) mensais e acompanhe os dividendos a receber.

O app soma mais de 180 mil usuários e contempla ações, BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ETFs (Fundos de Índice), opções, FIIs (Fundos Imobiliários) e mercado futuro. A companhia conta com mais de R$ 3 bilhões em patrimônio sob gestão de Imposto de Renda e calculou mais de 350 milhões em ganhos de capital com investimentos realizados pelos usuários desde o início da sua operação, o que possibilitou o pagamento de R$ 54,5 milhões em impostos.

Grana Capital atrai B3 e RTM

A fintech já era parceira da B3 desde maio do ano passado, quando conectou o seu sistema à B3 oferecendo o app Grana por meio de API na Área do Investidor da Bolsa de Valores brasileira….. leia mais em Startups 18/10/2023