A Grenergy entrou no mercado de energia renovável dos EUA com a compra de 40% do desenvolvedor de projetos fotovoltaicos e de baterias de Birmingham, Alabama, Sofos Harbert Renewable Energy (Sofos Harbert) .

A Grenergy, que terá a possibilidade de adquirir gradualmente a totalidade da Sofos Harbert três anos após o fechamento desta operação , valorizou, entre outras coisas, a sólida experiência de sua equipe gestora no país, alcançando mais de 560 MW de Solar Projetos fotovoltaicos desenvolvidos e conectados para terceiros.

Neste sentido, para a entrada no seu capital, a Grenergy considerou também o seu portefólio de 2 GW de energia solar em desenvolvimento no país , em três diferentes mercados de eletricidade (Sudeste, PJM, MISO) com elevado potencial de crescimento, bem como a sua experiência em projetos de armazenamento de energia e sua estrutura organizacional com mais de 20 funcionários.

Leia também demais posts relacionados a Energia no Portal Fusões & Aquisições.

Grenergy compra 40% da empresa

A sua equipe de gestão, bem como o seu sócio de referência -o empresário local Billy Harbert , principal acionista da construtora BL Harbert International, com sede em Birmingham, Alabama-, têm uma vasta experiência e um histórico comprovado na empresa de energia e construção no Estados Unidos, que complementará as capacidades da Grenergy, que também conta com uma equipe com larga experiência no setor.

Desta forma, a Grenergy investe nos Estados Unidos através de uma plataforma atualmente em operação com um parceiro local de reconhecido prestígio e entra rapidamente no maior mercado de energia do mundo e num mercado de energia renovável em franca expansão, que prevê um aumento na implantação de energia solar fotovoltaica que passará dos atuais 61 GW para 1.000 GW em 2035.

Este acordo representa também a primeira aquisição da Grenergy no âmbito do seu plano de crescimento , que já a leva a estar presente em três regiões com plataformas dedicadas, juntando os Estados Unidos às já presentes na América Latina e Europa.

A empresa apresentou ainda esta segunda-feira os resultados correspondentes a 2021, que evidenciam um crescimento de 94% nas suas receitas, até aos 220 milhões de euros, com a venda de parques e energia. Da mesma forma, a empresa registrou um avanço de 75% em seu Ebitda… leia mais em Energética 28/02/2022