O Grupo Comerc Energia concluiu seu processo de aquisição e integração da cearense Soma Energia, iniciado em setembro de 2022. A aquisição representa um avanço nos planos de expansão da companhia na região Nordeste. Em janeiro de 2024 entrará em vigor a Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME), momento em que haverá abertura total do acesso ao mercado livre de energia para a alta tensão.

Segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), há um universo de mais de 106 mil unidades consumidoras que se enquadrariam nesse mercado, sendo quase 27 mil apenas no Nordeste, região onde a Soma tem grande parte de seus clientes. “Essa parceria com a Comerc se dá pelo trabalho sério e eficiente que fizemos no Nordeste, com gestão no mercado livre, eficiência energética, geração distribuída, assessoria regulatória, entre outros. Ela nos permitirá agregar ainda mais valor às nossas soluções e representará um importante diferencial competitivo em relação ao mercado nordestino”, aponta Paulo Siqueira, executivo responsável pela filial da Comerc no Nordeste, fundador da Soma Energia.

A sinergia entre os negócios é o que temos buscado em todas as nossas parcerias, fusões e aquisições. E, no caso da Soma, não é diferente. Afinal, trata-se de uma empresa que partilha dos mesmos valores e objetivos, com uma posição consolidada na região, além de grande expertise em soluções para os consumidores do Nordeste”, afirma Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.

Ao longo de 14 anos, a empresa cearense ofertou serviços customizados de gestão e redução de custos de energia aos clientes, e auxílio na transição para as energias renováveis. Já o Grupo Comerc Energia tem 22 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 4,5 mil unidades de consumo, sendo a maior gestora de energia para consumidores do país.

Grupo Comerc Energia conclui aquisição e integração da Soma Energia
Freepik

Vantagens

Atualmente, no Nordeste, a Comerc faz a gestão de energia para clientes e atua com as gerações solar e eólica, mesma região em que a Soma possui uma carteira com mais de 100 clientes e, aproximadamente, 300 unidades consumidoras. Com a aquisição, a Comerc passa a contar com 648 unidades consumidoras e alcança o maior market share do ACL no Nordeste, com cerca de 17% na gestão de energia para consumidores no mercado livre.

A transação, portanto, se mostra benéfica para todos. “Podemos oferecer nosso portfólio completo de serviços e soluções em energia e descarbonização para os clientes da Soma com a conclusão do processo de integração. Todos os colaboradores do escritório em Fortaleza estão se adaptando ao modelo e sistema da Comerc por meio de capacitações e aproveitando a sinergia entre os negócios”, completa Antônio Messora, vice-presidente Comercial & Marketing da Comerc…. leia mais em O Otimista 14/08/2023