O WPP promove fusão entre Ideal e Axicom e, assim, dá origem à Ideal Axicom no Brasil. Nos demais mercados em que atua, como México, Reino Unido e França, a marca Axicom se mantém.

Com a mudança, o fundador e CEO da Ideal, Ricardo Cesar, assume o cargo de presidente da Axicom para América Latina e passa a ocupar uma cadeira no Conselho Global da Axicom. Globalmente, a rede de relações públicas tem à frente o CEO Matthew Lackie.

As mudanças são uma continuação das consolidações promovidas pelo WPP em vários segmentos de agências, inclusive as de PR. Em janeiro, o grupo anunciou a fusão entre BCW e Hill & Knowlton, originando a Burson. O Grupo Burson abarca mais três marcas globais, H+K, GCI e Axicom.

Trajetória das fusões de PR do grupo WPP

Fundada em 2007 com foco em soluções de comunicação no crescente ambiente digital, a Ideal foi adquirida pelo WPP em 2015. Por meio do acordo, a holding trouxe a marca H+K ao País, criando a Ideal H+K Strategies. Anos depois, a Hill & Knowlton e a Ideal se tornaram operações separadas.

Em 2022, a H+K comprou a rede de PR independente JeffreyGroup e, com isso, ampliou presença na América Latina. Com isso, a Ideal passou a operar como subsidiária global da H+K e abriu operações na Cidade do México e em Los Angeles.

Este ano, o WPP voltou a promover uma nova fusão: uniu a H+K à BCW. Com isso, a Burson tornou-se o principal grupo de agências de relações públicas do WPP.

Assim como a Ideal, a Axicom, por sua vez, é voltada a marcas focadas em tecnologia — sinergia que, segundo o WPP, se soma à complementaridade geográfica de ambas as agências. Tanto a Ideal quanto a Axicom atendem Dell e BCG.

Em 2022, a Axicom foi reconhecida pela PRovoke Media como a melhor agência de PR para se trabalhar e melhor agência de PR da Europa. A empresa mantém escritórios em cinco cidades dos Estados Unidos e em sete países europeus… leia mais em Meio&Mensagem 23/05/2024