A sul-coreana Hankook Tire firmou na sexta-feira (3 de maio) um acordo preliminar para a compra de uma participação acionária de 1,37 trilhão de wons (cerca de US$ 1 bilhão) na Hanon Systems, a segunda maior fabricante mundial de sistemas de bomba de calor para automóveis. A aquisição será feita junto à empresa de private equity Hahn & Co., atual controladora da Hanon Systems.

A holding da Hankook Tire, a Hankook & Company, assinou um memorando de entendimento para adquirir 25% da Hanon Systems. Com isso, a Hahn & Co., que detinha 50,5% da empresa, reduzirá sua participação pela metade. Vale lembrar que a empresa de private equity havia adquirido o controle da Hanon Systems em 2015 por 2,75 trilhões de wons.

O acordo prevê ainda um investimento adicional de 365,1 bilhões de wons por parte da Hankook Tire na Hanon Systems através da subscrição de novas ações. Com isso, a fabricante de pneus aumentará sua participação para 50,5%, considerando a fatia de 19,5% adquirida em 2014 por 1,8 trilhão de wons.

É importante ressaltar que a Hahn & Co. optou por não subscrever as novas ações emitidas pela Hanon Systems. Com a diluição acionária decorrente desse processo, sua participação na empresa deverá cair para 22%, tornando-se a segunda maior acionista.

Após a finalização do negócio, prevista para o final deste ano, espera-se que o patrimônio da Hankook & Company cresça cerca de 50%, atingindo aproximadamente 26 trilhões de wons. Com isso, a empresa integrará o ranking dos 30 maiores grupos empresariais da Coreia do Sul.

A aquisição estratégica permitirá à Hankook Tire expandir sua presença no mercado de veículos elétricos, diversificando seu portfólio de produtos. A Hanon Systems é fornecedora de sistemas de gerenciamento térmico de bateria, bombas de calor e motores de ventilação para carros a combustão e elétricos, competindo diretamente com empresas como a japonesa Denso, a alemã Mahle e a francesa Valeo…. leia mais em 54psi 08/05/2024