A Topway, healthtech fundada pelo empreendedor Gustavo Rosa em outubro de 2020, traz um novo conceito para o mercado de suplementos nutricionais, que no Brasil ainda é muito focado em ser uma “fábrica de músculos”.

Com o slogan “corpo e mente em performance plena”, a empresa tem crescido com a missão de desenvolver produtos que proporcionam o equilíbrio entre a saúde física e mental em quatro importantes pilares: redução de stress, ansiedade, performance do corpo e nutrição.

Além de vários produtos que aliam nutrição, redução de stress, ansiedade e aumento de vitalidade, associado à performance muscular, a empresa está lançando o primeiro Whey em cápsulas mastigáveis do Brasil e acaba de receber um aporte Series A de R$ 3 milhões de investidores-anjo liderado pela aceleradora Inpulse, que será utilizado em um agressivo plano de expansão.

Esse é um mercado de grande potencial, já que mais de 2,5 milhões de brasileiros consomem suplementos (Abenutri). Ao mesmo tempo, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicada em 2020 no Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% da população brasileira reportou sintomas moderados a graves e 68%, depressão, por conta da pandemia de Covid-19. Em 2017, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) já mostrava o Brasil como um dos países com o maior número de pessoas com transtornos de ansiedade, 9,3% da população, o equivalente a 18,6 milhões de pessoas.

Um sistema de inteligência artificial está sendo desenvolvido, em parceria com um time de especialistas, para recomendar a melhor estratégia de suplementação nutricional de acordo com os hábitos e objetivos de cada pessoa.

A plataforma vai contar com um chatbot de orientação nutricional gratuita e com planos de assinatura que vão oferecer descontos para os clientes comprarem de forma recorrente os produtos que fazem sentido na sua rotina de bem-estar e atividades físicas.

Para o fundador Gustavo Rosa, vem aí uma revolução no mercado de suplementos nutricionais. “Muitas empresas desse setor se posicionaram como fábricas de músculos, sem se preocupar inclusive com efeitos colaterais de produtos que aceleram o metabolismo. Nosso conceito é o contrário, valorizamos ingredientes naturais e também o equilíbrio e o bem-estar das pessoas, pois queremos incentivar uma rotina saudável de atividades físicas, boa alimentação e bem-estar”, explica.

Aos 29 anos, Gustavo Rosa decidiu empreender pelo desejo de romper padrões em um mercado que sempre estimulou as pessoas a buscarem músculos a qualquer custo. Para isso, deixou uma carreira de quase 10 anos como executivo de um dos maiores atacadistas de distribuição do Brasil, com mais de 220 mil clientes e quase R$2 bilhões de faturamento. E enxergou também a pandemia como uma oportunidade de lançar uma marca de suplementação que usa tecnologia para oferecer produtos que cuidam tanto do corpo quanto da mente.

“Nada disso seria possível sem uma equipe de profissionais que compõem o time de laboratório (P&D Topway), que participaram desde a concepção da empresa, com estudos, análises de mercado e diversas entrevistas feitas por todo o Brasil com usuários de suplementação, entre eles: Fernando Nazário (atleta Trail Runner), Ana Paula Camasmie (Nutricionista), Eduardo Haddad (Mestre em educação física), Marcos Azevedo (médico do esporte), assim como embaixadores da marca, como o treinador Kaka, Chico Salgado, Matheus Sarria, Rodrigo Ruiz, Julio Mariano e diversos outros espalhados pelo Brasil, além de um time com mais de 15 profissionais dedicados internamente”, conta Gustavo Rosa… Leia mais em startupi 06/07/2021