No início de 2009, a Hershey – maior fabricante de chocolates dos Estados Unidos – fechou uma joint venture com a brasileira Pandurata Alimentos, dona da marca Bauducco. Com o acordo, 49% da Hershey Brasil passaram para as mãos da maior fabricante nacional de panetones e os produtos da multinacional começaram a ser distribuídos pela Bauducco.

 Agora, os americanos querem dar um passo além: estão planejando aquisições no País. “Nosso foco está em mercados em desenvolvimento onde as condições são favoráveis ao crescimento de novas categorias de produtos”, afirmou Michele Buck, diretora de expansão da empresa, em conferência com investidores no dia 25 de junho. O Brasil, disse ela, está entre os mercados “mais altamente atrativos”. 

Assim como no Brasil, a Hershey tem parcerias semelhantes na Índia. Esses acordos, segundo fontes ligadas à empresa, fazem parte da estratégia internacional da companhia. “Primeiro a Hershey faz acordos com um parceiro local. Aprende como funciona o mercado do país e, quando chega a hora, faz aquisições para aumentar a participação”, diz a fonte.

 Nos EUA, a Hershey lidera o mercado de chocolates. No Brasil, porém, sua fatia é menor que 5% em volume. Sem revelar quanto fatura no mercado brasileiro, a empresa afirma ter dobrado de tamanho desde 2008. Em 2011, a fabricante de chocolates cresceu 5,9% nos EUA e 14,5% nos outros países.
Fonte: O Estado de S.Paulo 09/07/2012