O conglomerado Swire Pacific, com sede em Hong Kong, concordou com a venda condicional da Swire Coca-Cola, EUA, para a JS&S, uma subsidiária integral da John Swire & Sons, pelo valor em dinheiro de US$ 3,9 bilhões. O valor do negócio foi cerca de 12,4 vezes o lucro da unidade antes de juros, impostos, depreciação e amortização de cerca de HK$ 2,46 bilhões em 2022.

De acordo com um documento oficial da bolsa de valores de Hong Kong, a transação está condicionada à aprovação de acionistas independentes. Após a conclusão da venda, a empresa propõe distribuir aos seus acionistas uma parte substancial dos recursos líquidos da transação na forma de um dividendo especial de aproximadamente HK$ 11,7 bilhões, representando aproximadamente 50% do ganho na alienação, que seria superior à soma dos dividendos pagos nos últimos três exercícios sociais.

A transação permite à empresa cristalizar o valor do grupo-alvo em uma avaliação atrativa significativamente acima de seu valor contábil. Espera-se que a empresa registre um ganho na alienação de aproximadamente HK$ 22.800 milhões com a venda das ações de venda com referência ao valor contábil de HK$ 7.600 milhões das ações de venda em 31 de maio de 2023.

HK's Swire Pacific venderá negócios da Coca-Cola nos EUA por US$ 3 9 bilhões

Além disso, este movimento também fornece à empresa receitas líquidas significativas, o que reduzirá significativamente a dívida líquida da empresa, fortalecerá ainda mais seu balanço e aumentará sua flexibilidade financeira, de acordo com o documento. É consistente com o foco estratégico da empresa na Grande China e no Sudeste Asiático; e fornece à empresa capital para financiar investimentos de longo prazo com forte potencial de crescimento em suas principais divisões, bem como em novas áreas de crescimento.

Swire Coca-Cola, Swire Coca-Cola, EUA e JS&SL firmarão um contrato de serviços de gerenciamento, que permitirá à divisão de bebidas da Swire continuar a fortalecer seu relacionamento global de franquia com a The Coca-Cola Company, cobrindo uma população de franquias considerável de 882 milhões em quatro países e fornecem um fluxo de receita adicional para SCCL por meio da taxa de administração.

Comentando sobre a venda condicional, Guy Bradley, presidente da Swire Pacific, disse: “Esta transação representa uma avaliação atraente que resulta em um ganho de aproximadamente HK$ 22,8 bilhões na alienação, o maior lucro já realizado pela Swire Pacific. Isso nos permite fornecer valor imediato para nossos acionistas, retornando aproximadamente metade desse ganho por meio de um dividendo especial. Também é consistente com nosso foco estratégico na Grande China e no Sudeste Asiático, onde continuamos comprometidos em executar nosso empolgante canal de investimentos.”

Atualmente, a Swire Coca-Cola, USA produz, vende e distribui Coca-Cola e outras bebidas em 13 estados do oeste dos Estados Unidos, incluindo partes do Arizona, Califórnia, Colorado, Idaho, Kansas, Nebraska, Nevada, Novo México, Oregon, Dakota do Sul, Utah, Washington e Wyoming, com uma população de franquia de aproximadamente 30 milhões.

Em julho do ano passado, a Swire Coca-Cola concordou em adquirir subsidiárias da Coca-Cola com negócios de engarrafamento no Vietnã e no Camboja. As transações foram os primeiros investimentos da Swire Coca-Cola no Sudeste Asiático, dando à Swire Coca-Cola uma posição de liderança em um dos mercados de bebidas que mais cresce no mundo… leia mais em Marketing-interactive 29/06/2023