A unidade norte-americana da Iberdrola rescindiu um acordo de US$ 4,3 bilhões de dólares para comprar uma rival local, encerrando três anos de disputas legais e regulamentares sobre o negócio.

O acordo de 2020 para comprar a PNM Resources Inc., sediada no Novo México, foi rescindido porque todas as aprovações regulatórias finais não foram recebidas até 31 de dezembro, disse a Avangrid Inc., da Iberdrola, em um comunicado nesta terça-feira (2). Ainda não havia um momento claro sobre quando uma resolução poderia ocorrer, acrescentou a companhia.

Iberdrola cancela acordo de US$ 4.3 bilhões para comprar norte-americana PNM

O colapso do acordo representa uma ruptura importante nas ambições da Iberdrola de expandir as suas operações nos EUA. Ainda assim, a administração da empresa espanhola disse repetidamente que estaria aberta a procurar outras opções caso não conseguisse adquirir a PNM.

As ações da PNM caíram até 7,4% na terça-feira em Nova York, a maior queda intradiária desde abril de 2020. As ações da Iberdrola subiram até 1,7% na Espanha. A companhia espanhola detem a brasileira Neoenergialeia mais em Valor Econômico 02/01/2024