Dona de Frango Assado testa ‘drive-thru’ e app em rodovias

Quando Alexandre Santoro chegou em abril deste ano à International Meal Company (IMC), dona de Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Brunella e Batata Inglesa, a dúvida era saber quando ele iria se desfazer de parte das marcas e como ficaria a estratégia comercial e de marketing do grupo, considerando o seu perfil – Santoro é ex-Ambev e foi executivo da RBI (dona do Burger King) por cinco anos.

Leia também demais posts relacionados a IMC no Portal Fusões & Aquisições.

 

O mercado sabe há anos, pelo menos desde 2019, do interesse da IMC em vender ativos de seu portfólio, como Brunella e Batata Inglesa – até Margaritaville estaria sob análise, o maior negócio do grupo nos EUA. No caso de Margaritaville, o Valor apurou que fundos de private equity teriam avaliado a operação neste ano. Seria parte de uma estratégia de manter na estrutura poucas marcas – basicamente KFC, Pizza Hut e Frango Assado- mais sinérgicas, abrindo espaço para adquirir negócios com potencial maior.

Mas na primeira entrevista desde que lidera a IMC, Santoro afirma ao Valor que tem como prioridade avançar em mudanças na companhia – algumas começaram a ser implementadas. E a ideia de vender negócios, pelo menos agora, não deve sair do papel. Há uma sinalização, porém, de que a questão não está fora da mesa.

“Meu trabalho é avaliar todas as alternativas para gerar maior valor ao acionista. Não há nada em andamento agora. Parte do meu trabalho é avaliar o que faz sentido ou não [em termos de marcas], e aí decidir o que fazer, que pode ser ficar ou não”, disse, ao ser perguntado sobre as operações que estariam à venda, segundo fontes. Ele não citou nome de marcas específicas.

“Meu foco agora é em como prioridade avançar em mudanças na companhia Não temos urgência [em negociar], até para não fazer um mau negócio”.

Sobre aquisições de marcas, no caso de uma futura ampliação de portfólio, Santoro diz que não há conversas agora pois é preciso avançar nos ajustes do negócioLeia mais em valoreconômico 01/09/2021